Como a secretária de educação não compareceu na solenidade, os professores continuam sem resposta quanto ao pagamento acumulado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Professores da rede municipal de ensino de Porto Velho reivindicaram o pagamento do piso salarial da categoria, durante a realização do VIII Congresso Municipal de Educação, realizado nesta semana em Porto Velho, com encerramento nesta sexta-feira (29). Na época da decisão, o Juiz concede tutela de urgência para o pagamento do reajuste do piso dos professores, o que não foi cumprido.
Os professores estão desde 2023 sem receber regularmente o acordo efetivado com a prefeitura. Conforme a categoria, em 2023 o índice de 14,95% não foi pago e neste ano de 2024 o índice de 4,62% também está na pendencia, acumulando 19,57%.
Os professores tentaram falar com a secretária de educação, Glaucia Negreiros, durante o evento, mas não conseguiram. Com faixas, os professores notificaram o não pagamento e cobraram uma posição da gestão municipal.
Professores ouvidos pelo Rondoniaovivo informaram que, dois dias antes das eleições deste ano de2024, o prefeito Hildon Chaves fez uma reunião com a diretoria do Sindicato, prometeu o pagamento, gravou um vídeo que foi usado para fins políticos, mas passado as eleições o assunto caiu novamente no esquecimento.
“A secretária municipal de educação não apareceu para fazer a abertura do congresso, como era de costume nos anos anteriores, e dessa forma não conseguimos ter o diálogo esperado. Em nenhum momento no evento foi falado sobre o não pagamento do retroativo do piso salarial”, desabafou um professor.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!