TERRORISTA: Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

Explosões ocorreram em frente à sede do Supremo Tribunal Federal

TERRORISTA: Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador em Rio do Sul pelo Partido Liberal em 2020, é o autor do atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes, em Brasília, agora à noite. A informação é do site Metrópoles. Conhecido como Tiü França, é a pessoa que morreu nas explosões. O corpo ainda não foi retirado do local.

 

Em postagens na internet, Luiz teria antecipado o ataque nas redes sociais.

 

 “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso… Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos”, escreveu ele, em imagem publicada no Facebook.

 

“Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”, prosseguiu.

 

 

Duas explosões atingiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13/11). Um corpo foi encontrado próximo ao prédio do Supremo Tribunal Federal.

 

As explosões ocorreram por volta de 19h30, em um intervalo de aproximadamente 20 segundos. Uma delas foi próxima ao Supremo, segundo testemunhas, por um artefato. A segunda ocorreu no estacionamento que fica entre a corte e o Anexo IV da Câmara dos Deputados, em que um carro com fogos de artifício e tijolos explodiu.

 

 

Explosões ocorreram em frente à sede do Supremo Tribunal Federal

 

Até a publicação desta notícia, a identidade da vítima não havia sido revelada pela Polícia Militar do Distrito Federal. Uma testemunha ouvida pelo canal de tevê Globonews afirmou que viu uma pessoa deixar sacolas com bombas em frente ao Supremo, informação ainda não confirmada pelas autoridades policiais.

 

A Praça dos Três Poderes foi completamente isolada após as duas explosões.

 

Ministros retirados em segurança

De acordo com a assessoria de imprensa do STF, os ministros foram retirados do prédio em segurança, assim como os servidores da corte. A sessão desta quarta havia acabado pouco antes das explosões.

 

“Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF”, informou o tribunal por meio de nota oficial.

 

Praça dos Três Poderes foi completamente isolada após atentado

 

A sessão da Câmara foi suspensa após a explosão e o Senado foi evacuado. “Acabo de receber a confirmação do óbito. Então, por conta disso, vou suspender a sessão. Vou pedir aos colegas que inclusive aguardem no plenário para eu falar novamente com ele para que todos os senhores possam ter garantia de segurança, pois não sabemos como estão todas as questões”, disse o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), segundo vice-presidente da Câmara, após as explosões.

 

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, também emitiu nota. Ele afirmou que conversou por telefone com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues. Disse que “está acompanhando a ocorrência e diretamente em contato com a segurança do STF”.

 

Nas redes sociais, o ministro Flávio Dino disse que a Justiça “segue firme e serena” e que tem “orgulho de servir ao Brasil na Casa da Constituição”.

 

O advogado-geral da União, Jorge Messias, também usou as redes sociais e tratou o caso como “ataques contra o STF e a Câmara dos Deputados”.

 

“Repudio com toda a veemência os ataques contra o STF e a Câmara dos Deputados. Manifesto minha solidariedade aos ministros e parlamentares. A Polícia Federal investigará com rigor e celeridade as explosões no perímetro da praça dos três Poderes. Precisamos saber a motivação dos ataques, bem como restabelecer a paz e a segurança o mais rapidamente possível”, disse.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS