‘PEDACINHO SEM CHÃO’: Quebra-quebra em unidade de saúde dificulta atendimentos, diz médica

Reforma começou com servidores e pacientes ainda frequentando posto; idosos e crianças enfrentam poeira para serem atendidos

‘PEDACINHO SEM CHÃO’: Quebra-quebra em unidade de saúde dificulta atendimentos, diz médica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os atendimentos feitos na Unidade de Saúde da Família Pedacinho de Chão (USF), localizada na avenida Tiradentes, continuam sendo realizados normalmente. Com a nova obra reforma e ampliação, entretanto, os pacientes e servidores agora enfrentam alguns incômodos enquanto tentam cuidar da saúde. 
 
 
Segundo Daniele Araújo, médica da unidade, o quebra-quebra, a poeira, e o barulho da obra estão afetando a qualidade dos atendimentos realizados na USF Pedacinho de Chão. “Tenho que gritar com os pacientes durante os atendimentos”, disse a doutora ao jornal Rondoniaovivo na segunda-feira (04) por meio de um telefonema. 
 
 
Como o próprio nome indica, a USF Pedacinho de Chão, responsável pelo atendimento do bairro homônimo e também dos bairros Embratel, Industrial, Rio Madeira, Nova Esperança, atende pacientes de todas as idades. “Eu atendo crianças, bebês e idosos. Eles tem que passar pela poeira para serem atendidos”, contou Araújo. 
 
 
A reforma e a ampliação da Pedacinho de Chão, segundo a Prefeitura de Porto Velho, deve ultrapassar os R$ 3 milhões de reais (apesar da placa fixada no canteiro de obras indicar outro valor). O prazo para a conclusão da obra é de cerca de oito meses. “A obra vai acontecer sem afetar o atendimento diário dos pacientes da unidade. A locação de outro imóvel já está em processo de contratação para viabilizar o andamento do projeto e não prejudicar os serviços de saúde ofertados à população”, disse Eliana Pasini, secretária de saúde do município, durante o anúncio da ampliação. 
 
 
Para a médica Daniele Araújo, entretanto, a realidade é outra. “Isso [o quebra-quebra e o poeiral] é uma falta de respeito com os servidores e com os pacientes. Primeiro falaram que iam remanejar os servidores para outras unidades; depois, disseram que iam colocar a gente em outro prédio - mas a obra começou com a gente ainda aqui dentro”.
 

OUTRO LADO

O Rondoniaovivo enviou, ainda na segunda-feira, o relato da médica Daniele para a Prefeitura de Porto Velho via e-mail. Por meio da Superintendência Municipal de Comunicação (SMC), a Prefeitura esclareceu que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) está em busca de um imóvel que possa abrigar temporariamente a unidade de saúde, mas até o momento, os imóveis visitados não atendem às especificações necessárias para assegurar um atendimento de qualidade à população.
 
A nota do SMC enviada ao jornal pode ser conferida na integra abaixo: 
 
"A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) esclarece que está empenhada em garantir um ambiente adequado para o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Pedacinho de Chão durante as obras de reforma e ampliação. A equipe está em busca de um imóvel que possa abrigar temporariamente a unidade de saúde, mas até o momento, os imóveis visitados não atendem às especificações necessárias para assegurar um atendimento de qualidade à população. A Secretaria está ciente dos desafios enfrentados pelos profissionais e pelos usuários da unidade e reitera que os esforços para encontrar um local apropriado seguem de forma prioritária. Nosso compromisso é garantir que a qualidade dos serviços prestados seja mantida e que a reforma da unidade seja concluída com o menor impacto possível aos atendimentos."
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS