‘PEDACINHO SEM CHÃO’: Quebra-quebra em unidade de saúde dificulta atendimentos, diz médica

Reforma começou com servidores e pacientes ainda frequentando posto; idosos e crianças enfrentam poeira para serem atendidos

‘PEDACINHO SEM CHÃO’: Quebra-quebra em unidade de saúde dificulta atendimentos, diz médica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os atendimentos feitos na Unidade de Saúde da Família Pedacinho de Chão (USF), localizada na avenida Tiradentes, continuam sendo realizados normalmente. Com a nova obra reforma e ampliação, entretanto, os pacientes e servidores agora enfrentam alguns incômodos enquanto tentam cuidar da saúde. 
 
 
Segundo Daniele Araújo, médica da unidade, o quebra-quebra, a poeira, e o barulho da obra estão afetando a qualidade dos atendimentos realizados na USF Pedacinho de Chão. “Tenho que gritar com os pacientes durante os atendimentos”, disse a doutora ao jornal Rondoniaovivo na segunda-feira (04) por meio de um telefonema. 
 
 
Como o próprio nome indica, a USF Pedacinho de Chão, responsável pelo atendimento do bairro homônimo e também dos bairros Embratel, Industrial, Rio Madeira, Nova Esperança, atende pacientes de todas as idades. “Eu atendo crianças, bebês e idosos. Eles tem que passar pela poeira para serem atendidos”, contou Araújo. 
 
 
A reforma e a ampliação da Pedacinho de Chão, segundo a Prefeitura de Porto Velho, deve ultrapassar os R$ 3 milhões de reais (apesar da placa fixada no canteiro de obras indicar outro valor). O prazo para a conclusão da obra é de cerca de oito meses. “A obra vai acontecer sem afetar o atendimento diário dos pacientes da unidade. A locação de outro imóvel já está em processo de contratação para viabilizar o andamento do projeto e não prejudicar os serviços de saúde ofertados à população”, disse Eliana Pasini, secretária de saúde do município, durante o anúncio da ampliação. 
 
 
Para a médica Daniele Araújo, entretanto, a realidade é outra. “Isso [o quebra-quebra e o poeiral] é uma falta de respeito com os servidores e com os pacientes. Primeiro falaram que iam remanejar os servidores para outras unidades; depois, disseram que iam colocar a gente em outro prédio - mas a obra começou com a gente ainda aqui dentro”.
 

OUTRO LADO

O Rondoniaovivo enviou, ainda na segunda-feira, o relato da médica Daniele para a Prefeitura de Porto Velho via e-mail. Por meio da Superintendência Municipal de Comunicação (SMC), a Prefeitura esclareceu que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) está em busca de um imóvel que possa abrigar temporariamente a unidade de saúde, mas até o momento, os imóveis visitados não atendem às especificações necessárias para assegurar um atendimento de qualidade à população.
 
A nota do SMC enviada ao jornal pode ser conferida na integra abaixo: 
 
"A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) esclarece que está empenhada em garantir um ambiente adequado para o atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Pedacinho de Chão durante as obras de reforma e ampliação. A equipe está em busca de um imóvel que possa abrigar temporariamente a unidade de saúde, mas até o momento, os imóveis visitados não atendem às especificações necessárias para assegurar um atendimento de qualidade à população. A Secretaria está ciente dos desafios enfrentados pelos profissionais e pelos usuários da unidade e reitera que os esforços para encontrar um local apropriado seguem de forma prioritária. Nosso compromisso é garantir que a qualidade dos serviços prestados seja mantida e que a reforma da unidade seja concluída com o menor impacto possível aos atendimentos."
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS