VACINAÇÃO: Governo reforça a importância da imunização para prevenir o retorno de doenças

A vacinação é fundamental para prevenir doenças e proteger a saúde pública, evitando surtos e graves complicações

VACINAÇÃO: Governo reforça a importância da imunização para prevenir o retorno de doenças

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em alusão ao Dia Nacional da Vacinação, celebrado em 17 de outubro, o governo de Rondônia reforça a importância de manter a carteira de vacinação em dia, com foco especial em crianças e adolescentes, para garantir a proteção contra doenças já eliminadas e evitar seu retorno. A relevância da vacinação vai além da proteção pessoal, pois o procedimento impede a disseminação em larga escala de enfermidades que podem resultar em óbitos ou causar sequelas graves, afetando a qualidade de vida e o bem-estar da população.
 
 
ESPAÇO E SAÚDE 
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inaugurou, no dia 31 de maio, o Espaço Saúde, um ponto estratégico de imunização e serviços de saúde. Localizado em um shopping de Porto Velho, uma área de fácil acesso e com horário estendido, o espaço foi criado para facilitar o atendimento da população em diversos serviços e orientações de saúde. Operando dentro de um grande empreendimento comercial, o local conta com o apoio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e oferece serviços essenciais para a promoção e prevenção da saúde pública.
 
A enfermeira-chefe do Espaço Saúde, Ana Paula Uchôa destacou que, em pouco mais de quatro meses de funcionamento, o local atendeu uma média de 60 pessoas por dia, aplicando aproximadamente 11.002 doses de vacinas até a primeira quinzena de outubro.
 
 
VACINAS DISPONÍVEIS
 
Entre os imunizantes oferecidos estão vacinas contra hepatite B, HPV, poliomielite, meningite, tríplice viral, covid-19, entre outras. “O espaço foi estabelecido para melhorar o acesso da população à imunização, disponibilizando serviços dedicados à prevenção de doenças, com a sala de vacinação sendo uma das principais ofertas”, detalhou.
 
Com a oferta de 18 tipos de vacinas, muitas vezes a população deixa de se vacinar devido aos horários de trabalho. O funcionamento em horário estendido proporciona a oportunidade de vacinação até à noite, facilitando o acesso e garantindo que mais pessoas possam se imunizar.
 
 
DIA D DE VACINAÇÃO
 
No próximo sábado, 19 de outubro, será realizado o Dia D de vacinação contra a gripe, no Espaço Saúde, com atendimento em horário estendido para garantir que mais pessoas possam se vacinar. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente com a chegada de períodos de maior circulação viral.
 
 
IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO
 
Segundo a infectologista do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Mariana Vasconcelos, a vacinação é uma das maiores conquistas da medicina, mencionando que o procedimento contribui significativamente para a redução de custos ao prevenir doenças e evitar hospitalizações e tratamentos complexos. A médica ressaltou a importância de vacinas essenciais, como as de hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola e HPV. “Na nossa região amazônica, o câncer de fígado está relacionado ao vírus da hepatite B, cuja vacina faz parte do calendário há quase 30 anos”, evidenciou.
 
Uma recente demonstração da importância da vacinação ocorreu durante a pandemia da covid-19. Segundo a infectologista, o rápido desenvolvimento das vacinas contra o vírus foi um marco científico, possibilitado por esforços globais e investimentos expressivos em pesquisa. “Embora a vacina não tenha sido a única medida no combate à pandemia, ela foi, sem dúvida, uma das ferramentas mais eficazes para controlar a propagação do vírus e reduzir a gravidade dos casos, permitindo o início do retorno à normalidade”, enfatizou.
 
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, reforçou a importância de manter a vacinação em dia como uma das formas mais eficazes de garantir a proteção contra doenças e assegurar a saúde pública. “Vacinar é um ato de cuidado com a própria saúde e com a comunidade. É fundamental que a população continue aderindo às campanhas de imunização para evitar o retorno de doenças já eliminadas, além de fortalecer a prevenção de novas enfermidades”, pontuou.
 
 
ERRADICAÇÃO DE DOENÇAS
 
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), amplamente reconhecido pela sua abrangência, foi responsável por grandes avanços na saúde pública, como a erradicação da varíola e a eliminação da rubéola, do tétano materno e neonatal, e da poliomielite. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Rondônia se destacou em 2023 com uma cobertura vacinal de 83,82% contra difteria, tétano e pertussis (DTP – tríplice bacteriana infantil), superando os 72,40% registrados em 2022.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS