Depressão é um transtorno mental grave que afeta o humor, resultando em tristeza persistente, perda de interesse e prazer. Suas causas são multifatoriais, incluindo genética, desequilíbrios químicos no cérebro, traumas, e estresse crônico. De acordo com a OMS (Organização Mundial da saúde), a depressão, por si só, não é uma causa direta de morte, mas pode levar a suicídios, que são frequentemente relacionados a transtornos mentais, como a depressão. Estima-se que, no Brasil, cerca de 14 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, e aproximadamente 90% desses casos estão associados a transtornos mentais, especialmente a depressão (dados da OMS, Ministério da Saúde e Fio Cruz).
Quero citar dois famosos internacionais para ilustrar o assunto: o cantor Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park e o ator e comediante Robin Williams. Chester lutou contra a depressão, enfrentou traumas de infância e problemas com abuso de substâncias, porém, não aguentou e se suicidou em 2017. Robin, também lutou contra a depressão, mas não ganhou, e se suicidou em 2014.
No Brasil, temos dois casos de famosos que lutam contra a depressão e que tem conseguido superar essa doença dia após dia, são eles: Whindersson Nunes, comediante que tem usado suas plataformas digitais para discutir a saúde mental, e o cantor sertanejo Zé Neto, do duo Zé Neto & Cristiano. Recentemente ele compartilhou suas batalhas contra a depressão, buscando tratamento e apoio para lidar com a doença.
Mas assim, como os casos citados, temos inúmeras outras pessoas anônimas que também enfrentam a depressão de maneiras semelhantes às celebridades, mas com desafios adicionais, como o acesso limitado a recursos e a falta de visibilidade, não conseguem o devido tratamento. Os casos citados, destacam a importância do apoio à saúde mental nos órgãos de saúde e a gravidade da depressão independentemente de sua posição social.
A luta contra a depressão é contínua e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. A experiência de celebridades e anônimos com a depressão destaca a importância de falar sobre o tema e de sempre buscar ajuda!
A mensagem acima é clara: a depressão pode ser enfrentada e, com o tratamento adequado: psicoterapia, psiquiatra e medicamentos, há esperança de recuperação e de uma vida mais plena.
Me chamo Êmene Germano, sou psicóloga e atendo em todo Brasil pela modalidade On-line.
O que você achou dessa matéria? Escreve aqui nos comentários.
Tem interesse em me seguir nas redes sociais? Clica no link do meu Instagram:
@psicologa.emene