PATINANDO: Educação básica em Rondônia melhorou mas segue abaixo da meta

Desempenho dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual recuou. Anos iniciais e ensino médio tiveram crescimento tímido

PATINANDO: Educação básica em Rondônia melhorou mas segue abaixo da meta

Foto: 'Escola do Novo Tempo' - Cléber Souza; Secom/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A qualidade da educação em Rondônia teve um aumento pífio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), principal indicador de qualidade da educação básica do país, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação. 
 
Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) o desempenho da rede estadual teve crescimento de 0,2 décimos. Em 2021 o estado marcava uma pontuação de 5,6 - a pontuação do Ideb vai de 0 a 10 - e cresceu para 5,8 em 2023. O ensino médio, também estadual, teve um aumento ainda menor. Em 2021, pontuou com 3,9 - e cresceu 0,1 décimos em 2023, quando foi avaliado com a nota de 4,0.
 
Já nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), Rondônia recuou com uma pontuação tão tímida quanto a do crescimento. Em 2021 o estado marcava uma pontuação de 4,8. Em 2023, caiu para 4,7. 
 
Apesar do tímido tropeço - e do tão diminuto quanto "crescimento" - todos as séries do ensino básico da rede estadual em Rondônia ficaram abaixo da média estabelecida pelo Ideb. O Ideb é baseado em dois fatores: desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), elaborado com provas de matemática e português aplicadas a cada dois anos, e taxas de aprovação escolar.
 
Quando o Ideb foi criado, foram estabelecidas metas para ser alcançadas até 2021. Para os anos iniciais do ensino fundamental, a perspectiva era que o país alcançasse uma média igual ou superior a 6 - baseada na escala de 0 a 10. Para os anos finais, a meta era alcançar a média de 5,5
 
Já para o ensino médio, a meta era de 5,2 pontos. Cada escola também teve metas calculadas individualmente. Nenhuma escola de Rondônia, seja do ensino fundamental ou médio, pública ou privada, ocupou espaço no ranking de melhores escolas do país. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS