QUEIMADAS: Porto Velho segue com pior indicador de qualidade do ar

Inércia da fiscalização estadual contra queimadas coloca população e meio ambiente em risco

QUEIMADAS: Porto Velho segue com pior indicador de qualidade do ar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Enquanto há inércia da fiscalização estadual contra queimadas, o município de Porto Velho se mantém na liderança de cidade com pior qualidade do ar, nesta quarta-feira (07). Conforme dados do IQA, a qualidade do ar atual na cidade é considerado pouco saudável com índice 173. A concentração de PM2,5 em Porto Velho é atualmente 17,5 vezes maior que o valor anual recomendado pela OMS para a qualidade do ar.

Nas primeiras horas da manhã de hoje, os piores índices foram registrados nas regiões das avenidas Rio Madeira (174 IQA), Calama (173 IQA) e rua Jamari (170 IQA). Com esses índices, o ar é considerado insalubre sendo muito prejudicial para a saúde. A situação se agrava para crianças e idosos, mas toda a população reclama do ar sujo com intensa fumaça.

Segundo o departamento de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a persistente massa de ar seco continua atuando sobre o estado, deixando o tempo mais estável, com poucas nuvens, inibindo a formação de chuva e baixando a umidade. 

 

Com isso, prevê-se tempo com céu claro a parcialmente nublado em todo o estado, sem chuvas. Os ventos seguirão fracos e a umidade do ar ficará entre 20% e 70%.

 

Em julho último, indicadores doPrograma de BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registraram aumento de 189% de queimadas em Rondônia. Porto Velho foi o município com o maior número de focos, seguido por Nova Mamoré (104), Cujubim (76) e Candeias do Jamari (67).

 

Apesar dos índices serem altos com registros via satélite em tempo real e com a devida localização dos focos de queimadas, o jornal Rondoniaovivo quer apurar a opinião de seus leitores frente a um assunto pertinente. Como revelou o jornal, a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) registrou em 2024 apenas cinco autos de infração sob o uso de fogo em Porto Velho (RO), sendo um verdadeiro descaso com a população e com o meio ambiente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS