NA AMAZÔNIA: Estudo revela modelo tecnológico ideal para a educação em lugares remotos

Resultado gerou novo livro editado pelo jornalista e pesquisador Alessandro Lubiana, doutor em Educação

NA AMAZÔNIA: Estudo revela modelo tecnológico ideal para a educação em lugares remotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O jornalista Alessandro Lubiana, Doutor em Educação pela Univale e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Unitau, lança novo livro resultado de pesquisa realizada em Calama, distrito de Porto Velho, no Baixo Madeira. Com o título “A educação mediada por tecnologia na Amazônia”, o conteúdo é vasto em informações sobre o uso de tecnologia de comunicação em favor da qualidade da educação em comunidades distantes. Lançado pela Appris Editora (2024), o livro é fundamental para estudiosos, pesquisadores e educadores.

 

A pesquisa realizada por Lubiana mostra modelos que podem ampliar o acesso ao ensino médio, reduzindo a evasão escolar e ampliando a capacidade de abrangência de cursos com menor custo auxiliado pela projeção tecnológica. Através da Mediação Tecnológica na Educação é possível levar conhecimentos sem a necessidade de deslocamentos de professores, técnicos e alunos. No caso de Calama, o distrito está a 205 quilômetros de Porto Velho e o trajeto é feito por barco pela hidrovia do rio Madeira, o que torna o acesso ainda mais longe e dispendicioso.

 

O pesquisador constatou que a qualidade do ensino mediado por tecnologia oferece o mesmo padrão de ensino presencial e favorece aos estudantes aulas com professores de alto nível de formação e conhecimento de área, o que enriquece o processo ensino-aprendizagem. Outra vantagem observada é que o mesmo conteúdo de aula pode atender maior número de alunos do que em sala de aula presencial, dimensionando assim, o quantitativo de formandos por um mesmo período.

 

Alessandro Lubiana concluiu que para as regiões remotas como a Amazônia e outros lugares descentralizados, esse modelo de educação é ideal para atender demandas reprimidas de ensino, evitar a êxodo de jovens que saem do lugar em busca de oportunidades de estudos, e ainda, supre as necessidades curriculares e demais demandas educacionais do país.

 

Além desse livro, o autor já escreveu “A internet como ferramenta de desenvolvimento na Amazônia”, durante a fase de especialização em Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional (Unitau).   

Galeria de Fotos da Notícia

NA AMAZÔNIA: Estudo revela modelo tecnológico ideal para a educação em lugares remotos

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS