SERVIDORES: Capacitação aborda georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, em Rondônia

Com o georreferenciamento, é possível identificar as características de cada propriedade

SERVIDORES: Capacitação aborda georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, em Rondônia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A capacitação dos servidores em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos teve seu encerramento na sexta-feira (9), após três dias de intensas atividades. O evento, que ocorreu no auditório da Escola de Governo, do Governo do Estado de Rondônia, contou com a participação de 27 servidores da Coordenadoria de Georreferenciamento, da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).
 
O titular da Sepat, David Inácio destacou a importância do georreferenciamento no processo de regularização de imóveis rurais e urbanos e frisou que a técnica consiste na utilização de sistemas de posicionamento global (GPS) para determinar as coordenadas geográficas de um determinado terreno, sendo fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade das informações relacionadas aos imóveis, ressaltando a importância do trabalho a ser realizado pelos profissionais.
 
PLANEJAMENTO
 
Com o georreferenciamento, é possível identificar as características e a localização de cada propriedade, o que facilita o processo de regularização fundiária. “Além disso, essa técnica contribui para a gestão territorial, permitindo uma melhor organização e planejamento das áreas urbanas e rurais” afirmou.
 
A coordenadora de Georreferenciamento da Sepat, Ângela Ferreira da Silva disse que durante a oficina, foram abordados estudos de casos relevantes para a prática do georreferenciamento. Entre eles, destacaram-se o georreferenciamento das unidades de conservação Floresta Estadual de Rendimento Sustentado Cedro; Reserva Extrativista Castanheira; e Reserva Estadual Extrativista Aquariquara. Além do georreferenciamento rural do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Cooperativa dos Fruticultores de Vilhena (Cooperfrutos) e na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida). Também foram tratados assuntos relacionados ao georreferenciamento urbano no município de Cacaulândia.
 
Ângela Ferreira ressaltou que a capacitação dos servidores da Sepat em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos representa um grande avanço para o Estado, uma vez que possibilita uma atuação mais eficiente na regularização fundiária, garantindo o direito à propriedade e promovendo o desenvolvimento sustentável das áreas envolvidas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS