COLUNA SEMANAL: Prefeito delegado não suporta críticas e processa jornalista

Senadores de RO votam a favor do fim das cotas nas universidades e institutos federais para negros, índígenas, quilombolas e pessoas com deficiência; campanha arrecada 40 mil litros de água potável

COLUNA SEMANAL: Prefeito delegado não suporta críticas e processa jornalista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sem sentido

 

O Brasil é mesmo um país difícil de se entender. Um exemplo foi a votação no Senado,  ocorrida na última semana, de um projeto do senador Flávio Bolsonaro(PL), que tinha como objetivo acabar com as cotas raciais e para pessoas com deficiência em institutos e universidades federais. Dos 81 senadores, 24 deles votaram a favor e 46 que estavam presentes decidiram pela rejeição da proposta. Ou seja, quase um terço dos parlamentares queria menos pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas no ensino público superior brasileiro. 

 

Voto e Distância

 

 

De Rondônia, os senadores Jaime Bagatoli e Marcos Rogério, ambos do PL, votaram a favor da ‘ideia’ de Flávio Bolsonaro. Não poderíamos esperar nada diferente deles! As cotas completaram dez anos que são aplicadas nas universidades e institutos federais e o sucesso como política de inclusão é algo que não tem o que se discutir. Para se ter uma visão disso, basta dizer que entre 2013 e 2019, o número de universitários negros, quilombolas, indígenas e de baixa renda aumentou 205 % nessas instituições federais. O questionamento que fica é: se o programa está dando certo e ajudando a diminuir a desigualdade em nosso país, que é gritante, por que querem acabar? Talvez, os senadores que votaram a favor vivam em uma realidade paralela, como a terra plana, e em um Brasil sem tantas e importantes demandas para serem resolvidas com urgência. Parabéns a quem votou contra essa aberração produzida por políticos que, ao que parece, de pobre só querem duas coisas, voto e distância, como dizia o personagem do humorista Chico Anysio, o deputado Justo Veríssimo.

 

Torcida

 

 

O CPA, onde funciona o cérebro e o coração do Poder Executivo, entrou no clima de torcida organizada para a guerra entre Israel e Palestina. Para marcar terreno, sobre de que lado está o Governo de Rondônia, uma iluminação com as cores da bandeira israelense foi colocada no local. A nota emitida pelo Governo de Rondônia é a de que a atitude era em solidariedade ao povo judeu. O conflito atinge israelenses e palestinos, então seria interessante o governo estadual não pender nem para um lado ou para o outro. Até porque, a população palestina está sofrendo tanto quanto os israelenses os efeitos dessa tragédia. Ou estamos dizendo que a vida de um israelense vale mais que a de um palestino?  Além disso, temos em Rondônia uma comunidade arábe, alguns palestinos, que também merecem a nossa solidariedade.

 

União

 

 

Na última quinta-feira(26), foram entregues para a Defesa Civil toda a água potável arrecadada durante a campanha, de três dias, que mobilizou Porto Velho, em uma corrente de ajuda aos ribeirinhos que estão sofrendo com a maior seca já registrada no Rio Madeira e na Amazônia. Os poços e fontes secaram e as populações do Alto, Médio e Baixo Madeira estão passando por momentos difíceis.

 

Água

 

Segundo Elias Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, foram arrecadados 40.000 litros de água e também será distribuído hipoclorito para as comunidades. Ele contou que a  campanha aconteceu de forma rápida e organizada, superando as expectativas. Ele agradeceu a todos os envolvidos, em especial, ao Rondoniaovivo, que deu início à campanha de arrecadação. O contato da Defesa Civil é o 199.

 

No hospital

 

 

Um vídeo mostrando um cachorro morto dentro das dependências do Hospital Municipal de Mirante da Serra, deu o que falar na pequena cidade da região Central de Rondônia. Fontes informaram que o animal estava no local desde a última segunda-feira(23), e que a direção foi avisada e nada fez. O animal só foi retirado na quinta-feira(26), após as imagens rodarem o município e a oposição à administração municipal espalhar nas redes sociais.

 

Sacanear

 

O secretário municipal de Saúde, Izaque Forlin, jogou a culpa pelo incidente nos funcionários do hospital. Segundo ele, ao invés de fazerem o trabalho de remoção do animal e limpeza do local, preferiram fazer vídeos. “Fizeram só para sacanear”, declarou.

 

Delegado-prefeito-bolsonarista

 

 

Ainda no interior, dessa vez em Vilhena, no sul de Rondônia, o prefeito da cidade, delegado Fiori(foto), ao que parece não está preparado para receber críticas sobre a sua administração. Prova disso, é o processo que está movendo contra o jornalista Mário Quevedo pelas opiniões expressas na coluna ‘Ecos de Rondônia’.

 

Não combina

 

 

O delegado-prefeito e bolsonarista, ao que tudo indica, está com saudades do tempo em que a polícia fechava redações e tudo o que era publicado na imprensa tinha que passar pelo crivo de um censor. Cada dia mais, me convenço que policial e cargo político são coisas que não combinam. Isso é igual a óleo e água, não se misturam! Que o diga a Assembleia Legislativa de Rondônia, com raras exceções! Toda a nossa solidariedade ao colega Mário Quevedo(foto).

 

Confúcio

 

 

O senador Confúcio Moura(MDB) esteve na última quinta-feira(26) participando do Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. O ex-governador fez um balanço do mandato e disse também que do governador Marcos Rocha, quer distância. Veja a conversa nesse link.

 

Sintero

 

 

No próximo dia 1º, acontece a eleição para a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia(Sintero). Duas chapas estão na disputa dos votos dos quase 20 mil filiados, é a maior entidade sindical do Estado. É uma máquina com poder, recursos e influência!

 

Madeira Rock

 

 

Neste sábado(28) ocorre a segunda noite do Madeira Rock Festival, que acontece no Mercado Cultural, na capital, com a apresentação das bandas locais. O evento, organizado pelo ativista cultural Denis Carvalho, teve início ontem(27), com a apresentação de 8 bandas e hoje, serão mais 8 grupos mostrando que em Rondônia se faz rock de qualidade. Uma dessas é a Quilomblocada que se apresenta hoje(28). Prestigie, é de graça e é da nossa terra!

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS