COLUNA SEMANAL: Prefeito delegado não suporta críticas e processa jornalista

Senadores de RO votam a favor do fim das cotas nas universidades e institutos federais para negros, índígenas, quilombolas e pessoas com deficiência; campanha arrecada 40 mil litros de água potável

COLUNA SEMANAL: Prefeito delegado não suporta críticas e processa jornalista

Foto: Divulgação

Sem sentido

 

O Brasil é mesmo um país difícil de se entender. Um exemplo foi a votação no Senado,  ocorrida na última semana, de um projeto do senador Flávio Bolsonaro(PL), que tinha como objetivo acabar com as cotas raciais e para pessoas com deficiência em institutos e universidades federais. Dos 81 senadores, 24 deles votaram a favor e 46 que estavam presentes decidiram pela rejeição da proposta. Ou seja, quase um terço dos parlamentares queria menos pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas no ensino público superior brasileiro. 

 

Voto e Distância

 

 

De Rondônia, os senadores Jaime Bagatoli e Marcos Rogério, ambos do PL, votaram a favor da ‘ideia’ de Flávio Bolsonaro. Não poderíamos esperar nada diferente deles! As cotas completaram dez anos que são aplicadas nas universidades e institutos federais e o sucesso como política de inclusão é algo que não tem o que se discutir. Para se ter uma visão disso, basta dizer que entre 2013 e 2019, o número de universitários negros, quilombolas, indígenas e de baixa renda aumentou 205 % nessas instituições federais. O questionamento que fica é: se o programa está dando certo e ajudando a diminuir a desigualdade em nosso país, que é gritante, por que querem acabar? Talvez, os senadores que votaram a favor vivam em uma realidade paralela, como a terra plana, e em um Brasil sem tantas e importantes demandas para serem resolvidas com urgência. Parabéns a quem votou contra essa aberração produzida por políticos que, ao que parece, de pobre só querem duas coisas, voto e distância, como dizia o personagem do humorista Chico Anysio, o deputado Justo Veríssimo.

 

Torcida

 

 

O CPA, onde funciona o cérebro e o coração do Poder Executivo, entrou no clima de torcida organizada para a guerra entre Israel e Palestina. Para marcar terreno, sobre de que lado está o Governo de Rondônia, uma iluminação com as cores da bandeira israelense foi colocada no local. A nota emitida pelo Governo de Rondônia é a de que a atitude era em solidariedade ao povo judeu. O conflito atinge israelenses e palestinos, então seria interessante o governo estadual não pender nem para um lado ou para o outro. Até porque, a população palestina está sofrendo tanto quanto os israelenses os efeitos dessa tragédia. Ou estamos dizendo que a vida de um israelense vale mais que a de um palestino?  Além disso, temos em Rondônia uma comunidade arábe, alguns palestinos, que também merecem a nossa solidariedade.

 

União

 

 

Na última quinta-feira(26), foram entregues para a Defesa Civil toda a água potável arrecadada durante a campanha, de três dias, que mobilizou Porto Velho, em uma corrente de ajuda aos ribeirinhos que estão sofrendo com a maior seca já registrada no Rio Madeira e na Amazônia. Os poços e fontes secaram e as populações do Alto, Médio e Baixo Madeira estão passando por momentos difíceis.

 

Água

 

Segundo Elias Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, foram arrecadados 40.000 litros de água e também será distribuído hipoclorito para as comunidades. Ele contou que a  campanha aconteceu de forma rápida e organizada, superando as expectativas. Ele agradeceu a todos os envolvidos, em especial, ao Rondoniaovivo, que deu início à campanha de arrecadação. O contato da Defesa Civil é o 199.

 

No hospital

 

 

Um vídeo mostrando um cachorro morto dentro das dependências do Hospital Municipal de Mirante da Serra, deu o que falar na pequena cidade da região Central de Rondônia. Fontes informaram que o animal estava no local desde a última segunda-feira(23), e que a direção foi avisada e nada fez. O animal só foi retirado na quinta-feira(26), após as imagens rodarem o município e a oposição à administração municipal espalhar nas redes sociais.

 

Sacanear

 

O secretário municipal de Saúde, Izaque Forlin, jogou a culpa pelo incidente nos funcionários do hospital. Segundo ele, ao invés de fazerem o trabalho de remoção do animal e limpeza do local, preferiram fazer vídeos. “Fizeram só para sacanear”, declarou.

 

Delegado-prefeito-bolsonarista

 

 

Ainda no interior, dessa vez em Vilhena, no sul de Rondônia, o prefeito da cidade, delegado Fiori(foto), ao que parece não está preparado para receber críticas sobre a sua administração. Prova disso, é o processo que está movendo contra o jornalista Mário Quevedo pelas opiniões expressas na coluna ‘Ecos de Rondônia’.

 

Não combina

 

 

O delegado-prefeito e bolsonarista, ao que tudo indica, está com saudades do tempo em que a polícia fechava redações e tudo o que era publicado na imprensa tinha que passar pelo crivo de um censor. Cada dia mais, me convenço que policial e cargo político são coisas que não combinam. Isso é igual a óleo e água, não se misturam! Que o diga a Assembleia Legislativa de Rondônia, com raras exceções! Toda a nossa solidariedade ao colega Mário Quevedo(foto).

 

Confúcio

 

 

O senador Confúcio Moura(MDB) esteve na última quinta-feira(26) participando do Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. O ex-governador fez um balanço do mandato e disse também que do governador Marcos Rocha, quer distância. Veja a conversa nesse link.

 

Sintero

 

 

No próximo dia 1º, acontece a eleição para a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia(Sintero). Duas chapas estão na disputa dos votos dos quase 20 mil filiados, é a maior entidade sindical do Estado. É uma máquina com poder, recursos e influência!

 

Madeira Rock

 

 

Neste sábado(28) ocorre a segunda noite do Madeira Rock Festival, que acontece no Mercado Cultural, na capital, com a apresentação das bandas locais. O evento, organizado pelo ativista cultural Denis Carvalho, teve início ontem(27), com a apresentação de 8 bandas e hoje, serão mais 8 grupos mostrando que em Rondônia se faz rock de qualidade. Uma dessas é a Quilomblocada que se apresenta hoje(28). Prestigie, é de graça e é da nossa terra!

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS