Moradores de Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, estão denunciando um suposto descaso por parte do Governo do Estado na emissão de documentos como o RG (Registro Geral). Entre eles, está Paulo Acosta Marinho, que entrou em contato com o Rondoniaovivo para relatar a dificuldade que enfrentam para emitir documentos oficiais.
Segundo Paulo, o governo teria supostamente disponibilizado um sistema de agendamento para a emissão do RG pelo site oficial www.portaldocidadao.ro.gov.br. No entanto, ao tentar fazer o agendamento, aparece uma mensagem informando que as datas não estão disponíveis.
Além disso, ele também tentou marcar pelo telefone do Tudo Aqui em Porto Velho, órgão que oferece serviços públicos ao cidadão, mas a atendente informou que o agendamento só poderia ser realizado presencialmente.
“A atendente me informou isso. Temos que chegar às 6 da manhã para ficar em frente ao Tudo Aqui e pegar uma senha, que por sinal é limitada", disse Paulo.
A situação se torna ainda mais complicada porque, de acordo com o relato de Paulo, em Jacy-Paraná não existem postos da Polícia Civil, que possibilitem a emissão de identidades. Isso significa que os moradores precisam vir até Porto Velho para tentar conseguir o documento, enfrentando dificuldades tanto na marcação quanto na disponibilidade de senhas limitadas para atendimento.
“Você imagina aqueles que são mais leigos, e que não entendem de tecnologia, não conseguem essas senhas para atendimentos e têm que ficar ir e voltando para Porto Velho. Isso é uma falta de respeito com cidadãos, que só querem o direito de emitir seus documentos com dignidade”,