CINEMA: 10 Filmes e Séries que ensinam sobre sexualidade

Assistir filmes e séries que abordam a relação do corpo com o amor, orgasmo e prazer de forma saudável é uma ótima forma de se conscientizar mais sobre sexualidade para curtir melhor a vida

CINEMA: 10 Filmes e Séries que ensinam sobre sexualidade

Foto: Divulgação

Falar sobre sexo pode ser um tabu entre a família ou até mesmo entre casais, porém, a pauta deve ser normalizada, para que informações importantes sobre aceitação e prevenção cheguem a todos. Ao assistir o assunto em produções cinematográficas, vê-se o assunto por outra perspectiva, apresentando possibilidades e naturalizando a sexualidade.
 
Por ser um assunto que atrai a atenção dos mais variados públicos e carece de informações, as grandes produtoras estão investindo em produções sobre o tema, incluindo não só a relação corporal, como também orientação sexual, preconceitos de gênero e violência sexual.
 
Ou seja, os filmes e séries conseguem mostrar um lado da sexualidade que vai muito além do orgasmo e do prazer. Faça um balde de pipoca e maratone essa lista de produções que falam sobre o tema!
 
Séries
 
As primárias indicações são as séries que, diretamente ou não, abordam os mais variados temas relacionados a sexo durante os episódios. Veja!
 
  • Sex Education
Foto: Divulgação/Netflix
 
O nome, ‘Educação sexual’ em português, já diz muito sobre o que vai tratar a série da Netflix. Resumidamente, o foco do enredo é a vida de Otis (Asa Butterfield), um adolescente, filho de uma terapeuta sexual. 
 
Ele e sua amiga Maeve usaram da sabedoria sexual que possuíam – ele por conta da mãe e ela pela experiência pessoal – para atender às dúvidas de seus colegas. Porém, a série conta outras histórias paralelas dos dilemas de seus conhecidos sobre as descobertas sexuais e amorosas ao longo de três temporadas – fãs aguardam a quarta.
 
  • Big Mouth

 

Foto: Divulgação/Netflix

 
Em forma de animação, ‘Big Mouth’ aborda as descobertas sexuais da adolescência ao longo de 6 temporadas de episódios curtos e recheados de humor. Puberdade, masturbação, hormônios e mudanças no corpo são temas abordados do ponto de vista de adolescentes da sétima série. Você pode assisti-la na Netflix. 
 
  • A Vida Sexual Das Universitárias
Foto: Divulgação/HBO Max
 
Saindo um pouco do colégio, em ‘A vida sexual das universitárias’, vemos a história de quatro garotas na faculdade. As jovens mulheres estão na fase de amadurecimento sexual e vivem muitas situações cômicas ao curtir a universidade. Muitas pessoas se identificam com as personalidades de cada uma, que são bem diferentes uma da outra. 
 
A série está disponível na HBO Max e a segunda temporada chega em novembro de 2022.
 
  • Sex and the City
                                                                          
                           Foto: Divulgação/HBO Max                                                                Foto: Divulgação/HBO Max
 
O clássico da HBO possui duas versões. A primeira é a série lançada em 1998, que foi ao ar até 2004, em que quatro amigas adultas dividem suas aventuras em Nova York. A intenção é que o espectador se sinta parte da vida das personagens e acompanhe suas inseguranças, fantasias, amores e problemas. 
 
Além dos assuntos ligados a sexualidade, o feminismo é uma pauta importante na série. Depois da primeira versão da séria, foram feitos dois filmes dando continuidade a história. Em 2021, a série retornou com o nome “And Just Like That…”, contando a vida das mesmas personagens já não tão jovens, lidando com incertezas dos 50 anos.
 
Filmes
 
Partindo para os filmes, não faltam produções com cenas picantes. Porém, o assunto exige delicadeza para que as pessoas não idealizem e nem romantizam algumas práticas sexuais. Confira alguns filmes que ensinam sobre o assunto de forma próxima da realidade.
  • Me Chame Pelo Seu Nome
 
Foto: Reprodução/Adoro Cinema
 
O sexo entra nesse filme como descoberta do protagonista, Elio (Timothée Chalamet). Durante uma viagem para a Itália, Elio, no auge dos seus 17 anos, se vê interessado por Oliver (Armie Hammer), um universitário. Ele vive essa tensão sexual com Oliver, enquanto se relaciona com Marzia (Esther Garrel).
 
O filme mostra de forma sutil o desenvolvimento e processo de identificação sexual dos personagens. 
 
  • A Mentira
Foto: Divulgação
 
Estrelado pela Emma Stona, o filme conta a história de Olive, uma estudante virgem e pouco popular no colégio, em meio a outros jovens que estavam descobrindo a vida sexual. Seu amigo Brandon estava sofrendo pressão para se assumir gay, mas não estava preparado. Logo, os dois decidem fingir que possuem um caso.
 
A história começa a repercutir e eles vão aumentando, inventando uma vida sexual ativa, que os deixa populares. Porém, descobrem que não era essa a fama que eles desejavam. É um filme interessante para pensar sobre a pressão existente na adolescência sobre o assunto e como o sexo vira tema das conversas. 
 
  • Newness
Foto: Divulgação/Netflix
 
No longa-metragem, aborda-se a dificuldade de estabelecer o sentimento de segurança com a liberdade em um relacionamento. Mostra um casal que se conheceu através de um aplicativo de namoro, porém decidem ter uma relação aberta, para não se sentirem presos. É um debate interessante sobre os limites de afeto e sexo. 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS