Falar sobre sexo pode ser um tabu entre a família ou até mesmo entre casais, porém, a pauta deve ser normalizada, para que informações importantes sobre aceitação e prevenção cheguem a todos. Ao assistir o assunto em produções cinematográficas, vê-se o assunto por outra perspectiva, apresentando possibilidades e naturalizando a sexualidade.
Por ser um assunto que atrai a atenção dos mais variados públicos e carece de informações, as grandes produtoras estão investindo em produções sobre o tema, incluindo não só a relação corporal, como também orientação sexual, preconceitos de gênero e violência sexual.
Ou seja, os filmes e séries conseguem mostrar um lado da sexualidade que vai muito além do
orgasmo e do
prazer. Faça um balde de pipoca e maratone essa lista de produções que falam sobre o tema!
Séries
As primárias indicações são as séries que, diretamente ou não, abordam os mais variados temas relacionados a sexo durante os episódios. Veja!
Foto: Divulgação/Netflix
O nome, ‘Educação sexual’ em português, já diz muito sobre o que vai tratar a série da Netflix. Resumidamente, o foco do enredo é a vida de Otis (Asa Butterfield), um adolescente, filho de uma terapeuta sexual.
Ele e sua amiga Maeve usaram da sabedoria sexual que possuíam – ele por conta da mãe e ela pela experiência pessoal – para atender às dúvidas de seus colegas. Porém, a série conta outras histórias paralelas dos dilemas de seus conhecidos sobre as descobertas sexuais e amorosas ao longo de três temporadas – fãs aguardam a quarta.
Foto: Divulgação/Netflix
Em forma de animação, ‘Big Mouth’ aborda as descobertas sexuais da adolescência ao longo de 6 temporadas de episódios curtos e recheados de humor. Puberdade, masturbação, hormônios e mudanças no corpo são temas abordados do ponto de vista de adolescentes da sétima série. Você pode assisti-la na Netflix.
-
A Vida Sexual Das Universitárias
Foto: Divulgação/HBO Max
Saindo um pouco do colégio, em ‘A vida sexual das universitárias’, vemos a história de quatro garotas na faculdade. As jovens mulheres estão na fase de amadurecimento sexual e vivem muitas situações cômicas ao
curtir a universidade. Muitas pessoas se identificam com as personalidades de cada uma, que são bem diferentes uma da outra.
A série está disponível na HBO Max e a segunda temporada chega em novembro de 2022.
Foto: Divulgação/HBO Max Foto: Divulgação/HBO Max
O clássico da HBO possui duas versões. A primeira é a série lançada em 1998, que foi ao ar até 2004, em que quatro amigas adultas dividem suas aventuras em Nova York. A intenção é que o espectador se sinta parte da vida das personagens e acompanhe suas inseguranças, fantasias, amores e problemas.
Além dos assuntos ligados a sexualidade, o feminismo é uma pauta importante na série. Depois da primeira versão da séria, foram feitos dois filmes dando continuidade a história. Em 2021, a série retornou com o nome “And Just Like That…”, contando a vida das mesmas personagens já não tão jovens, lidando com incertezas dos 50 anos.
Filmes
Partindo para os filmes, não faltam produções com cenas picantes. Porém, o assunto exige delicadeza para que as pessoas não idealizem e nem romantizam algumas práticas sexuais. Confira alguns filmes que ensinam sobre o assunto de forma próxima da realidade.
Foto: Reprodução/Adoro Cinema
O sexo entra nesse filme como descoberta do protagonista, Elio (Timothée Chalamet). Durante uma viagem para a Itália, Elio, no auge dos seus 17 anos, se vê interessado por Oliver (Armie Hammer), um universitário. Ele vive essa tensão sexual com Oliver, enquanto se relaciona com Marzia (Esther Garrel).
O filme mostra de forma sutil o desenvolvimento e processo de identificação sexual dos personagens.
Foto: Divulgação
Estrelado pela Emma Stona, o filme conta a história de Olive, uma estudante virgem e pouco popular no colégio, em meio a outros jovens que estavam descobrindo a vida sexual. Seu amigo Brandon estava sofrendo pressão para se assumir gay, mas não estava preparado. Logo, os dois decidem fingir que possuem um caso.
A história começa a repercutir e eles vão aumentando, inventando uma vida sexual ativa, que os deixa populares. Porém, descobrem que não era essa a fama que eles desejavam. É um filme interessante para pensar sobre a pressão existente na adolescência sobre o assunto e como o sexo vira tema das conversas.
Foto: Divulgação/Netflix
No longa-metragem, aborda-se a dificuldade de estabelecer o sentimento de segurança com a liberdade em um relacionamento. Mostra um casal que se conheceu através de um aplicativo de namoro, porém decidem ter uma relação aberta, para não se sentirem presos. É um debate interessante sobre os limites de afeto e sexo.