FIINSA: Rioterra participa de festival de investimentos de impacto e negócios da Amazônia

Atividade aconteceu em Manaus (Amazonas)

FIINSA: Rioterra participa de festival de investimentos de impacto e negócios da Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Estudos Rioterra esteve na 2ª edição do Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Fiinsa), realizado esta semana em Manaus (Amazonas), pelas organizações Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus, na capital amazonense.

 

A presidente do CES Rioterra, Fabiana Barbosa Gomes, acompanhou alguns dos mais de 20 painéis e debates do evento que reuniu quase 100 organizações para refletir sobre caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

“As formas de financiamento e as transformações necessárias nos modos de fazer negócios na Amazônia foram questões importantes debatidas no evento. É preciso olhar para todas as pontas: o interesse do financiador, o de quem está propondo a ideia e, principalmente, para os impactos que esses negócios estão causando na Amazônia”, disse Fabiana.

 

E completou: “Já não basta gerar renda, gerar números de lucros, é preciso fazer dessas iniciativas soluções viáveis para o desenvolvimento das populações locais e para a conservação ambiental, que é imprescindível também diante da emergência climática”, observou ela.

 

Os temas debatidos foram desde a realidade e a visão de futuro para a Amazônia, passando por modalidades de financiamento para negócios de impacto, investimento em pesquisa e desenvolvimento, estruturação de cadeias produtivas, acesso a mercados, grandes marcas como aliadas na valorização da floresta e de povos tradicionais.

 

E ainda: comunidades, turismo de base comunitária e indo até restauração florestal, mercado de carbono, Web 3.0, grandes empresas e ESG, negócios comunitários e o papel de incubadoras e aceleradoras.

 

“Entre os temas debatidos durante o evento, vários estão alinhados com as iniciativas que o Centro de Estudos Rioterra tem desenvolvido em Rondônia, como mercado de carbono, restauração florestal em escala e fortalecimento de cadeias produtivas da bioeconomia”, destacou Fabiana.

 

 

“O mercado e as possibilidades de financiamento para o Setor Florestal e a agricultura sustentável são muito promissoras, áreas nas quais temos experiência acumulada ao longo de 23 anos desenvolvendo projetos na Amazônia”, falou a presidente do Rioterra.

 

O Plantar Rondônia é um dos projetos realizados pelo Centro de Estudos Rioterra para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Em cooperação com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Fundo Amazônia.

 

O Plantar Rondônia apoia a agricultura familiar do Estado na regularização ambiental das propriedades através da implementação de Sistemas Agroflorestais no reflorestamento de passivos ambientais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS