SAÚDE: Reforma no João Paulo II causa poeira e problemas para pacientes nos corredores

Mulher já fez denúncias ao Ministério Público Estadual, além de dizer que vomitou e passou mal

Segundo pacientes internados no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, a situação da unidade está problemática. O motivo é uma reforma que está sendo feita em alguns quartos do local, com muita poeira, que causa desconforto e até efeitos colaterais na saúde.

 

“Vomitei horrores, com dor de cabeça e tontura. Todos os dias é isso, com falta de ar imensa. Todo tempo essa poeira aqui e ninguém liga para o que a gente sente. A médica que me atende já colocou prioridade para ir para um quarto e nada. Meu prontuário está lá e não tomam providências. Desde quarta passada até hoje [segunda] com essa poeira toda”, protestou uma paciente.

 

Pacientes nos corredores dizem que estão respirando poeira e passando mal - Foto: Reprodução de vídeo/Rondoniaovivo

 

E algumas dessas pessoas já fizeram denúncias aos órgãos competentes, mas até o momento, a situação permanece igual.

 

“Já liguei no Ministério Público, fiz denúncia. E eles estão lixando e a poeira vindo aqui para dentro, vindo na cara da gente. Passando mal por causa dessa tinta horrível”, lamentou uma outra senhora.

 

 

E mesmo com o incômodo causado pelos reparos feitos a qualquer hora, com pessoas doentes por perto, não há nenhum tipo de cuidado.

 

“Um dos rapazes viu que eu estava filmando e fechou a porta. Já falei para eles que estou inalando poeira, passando mal e nem ligam. Eu estou no corredor com outras pessoas e eles estão aí, lixando do nosso lado. Não tiraram ninguém daqui. Mesmo com a porta fechada, a poeira passa por baixo”, disse uma terceira paciente.

 

Segundo informações conseguidas com fontes de dentro do hospital, a obra começou há pouco tempo e não tem prazo definido para conclusão. Até lá, pelo jeito, quem estiver pelos corredores do João Paulo II vai ter que sofrer e respirar muita poeira por mais alguns dias ou semanas.

 

 

Explicações

 

Horas depois da publicação desta reportagem, por volta das 09 da noite desta quarta-feira (19), a Sesau enviou uma nota e fotos à redação do Rondoniaovivo, que será publicada na íntegra:

 
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) vem prestar esclarecimentos a toda população sobre as obras realizadas na enfermaria do Hospital João Paulo II, especialmente em locais com proximidade a pacientes internados.
 
 
Em referência ao vídeo no qual uma paciente ou acompanhante denuncia o tratamento dos profissionais da revitalização no local, a secretaria informa:
 
- As normas de segurança que protejam os usuários da unidade de saúde são o principal objetivo em uma prestação de serviço desta finalidade. Em especial as salas em reforma precisam estar com as portas fechadas e janelas abertas assim assegurando também a salubridade dos trabalhadores frente a exposição a poeira e odores dos solventes utilizados. Desde modo, o hospital se prontifica a averiguar se houve falha humana ou não cumprimento das normas que asseguram aos pacientes uma condição adequada durante sua internação.
 
- A equipe de reforma está empenhada a terminar a revitalização o mais rápido possível para minimizar desconfortos aos usuários do serviço. Ademais, todo o processo de reforma está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e conjuntamente pela gerência de enfermagem e CCIH desde hospital visando minimizar situações incômodas aos pacientes deste serviço de saúde.
 
 
A Sesau ressalta ainda, que os serviços dessa enfermaria já foram concluídos e que os pacientes já estão retornando. As reformas irão continuar, porém na parte externa da unidade. 
 
- A Sesau se coloca à disposição de pacientes e acompanhantes para monitorar sugestões ou críticas, haja vista que neste período de transição até o novo Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho, a pasta buscará a melhor qualidade possível à população.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS