RECONHECIMENTO: Psicóloga rondoniense vence prêmio nacional Inspiradoras 2022

Anne Cleyanne Alves venceu concurso feito em parceria pelo UOL/Universa e o Instituto Avon

Rondônia mais uma vez foi destaque nacional. Mas desta vez, de forma positiva: a psicóloga e fundadora do grupo Filhas do Boto Nunca Mais, que defende e acolhe mulheres em situação de violência física e sexual, venceu na categoria “Conscientização e Acolhimento”, do Prêmio Inspiradoras 2022, concurso feito em parceria pelo Universa/UOL e o Instituto Avon.

 

O anúncio oficial das vencedoras foi feito na noite da última terça-feira (20), em uma casa de shows em São Paulo (SP). As participantes são mulheres cujos projetos buscam transformar a vida de outras brasileiras e têm trabalhos com foco em três principais causas: enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, atenção ao câncer de mama e equidade de gênero.

 

Anne Cleyanne e o troféu recebido na categoria "Conscientização e Acolhimento" - Foto: Divulgação

 

A festa foi comandada pela chef e apresentadora Paola Carosella e ainda contou com participações especiais de Sabrina Parlatore, Monica Iozzi e Negra Li. A escritora Liana Ferraz leu poesias de sua autoria e Paula Lima foi a atração musical da noite.

 

As ganhadoras foram escolhidas por um corpo especializado de jurados e também por uma votação online aberta para o público em geral. Além delas, foi revelada a homenageada hors concours, Anielle Franco, que levou o troféu por seu trabalho em defesa da democracia à frente do Instituto Marielle Franco.

 

Pouco tempo depois foi anunciado o nome de Anne Cleyanne como vencedora na categoria “Conscientização e Acolhimento”, pelo trabalho realizado pelo grupo Filhas do Boto Nunca Mais.

 

“Fui premiada no mesmo palco que a Aniele Franco. Foi muito emocionante ver tudo aquilo sendo transmitido ao vivo para o país todo. Tremi que veio uma enfermeira. Ainda estou muito emocionada, mas foi lindo demais. A Paola apresentando e a Mônica Iozzi falando da violência que ela viveu e que quem dera tivesse uma sala de acolhimento como a nossa para acolhê-la na época”, explicou a psicóloga rondoniense que venceu a premiação.

 

Publicação no Instagram exalta premiação da psicóloga rondoniense - Foto: Reprodução

 

Discurso

 

No dia em que recebeu o prêmio e o reconhecimento nacional, tanto dos leitores do UOL quanto dos jurados, Anne Cleyanne lembrou de sua mãe, que também lutou para que outras mulheres tivessem suas vozes ouvidas sempre.

 

“A votação do público contava um ponto. Os outros foram dados pelos jurados. Dedico este prêmio a dona Sônia, mulher preta, periférica, que também teve o seu corpo violado, mas me deu a vida para eu estar aqui. Que os corpos das meninas sejam só delas”, falou ela.

 

Trecho do discurso feito por Anne Cleyanne na festa da premiação em São Paulo (SP) - Foto: Reprodução

Projeto

 

Anne Cleyanne Alves é uma das fundadoras da organização não-governamental Filhas do Boto Nunca Mais, voltada para combater, principalmente, o estupro de meninas por seus parentes.

 

Ainda criança, Anne foi abusada sexualmente por um familiar. Adulta, formou-se em psicologia e criou a associação em Porto Velho. Com 52 voluntárias, a ONG luta para acabar com a naturalização da violência sexual praticada por homens contra meninas e mulheres da própria família.

 

 

O grupo ainda montou uma sala de atendimento humanizado para atender as mulheres que procuram a Polícia Civil na capital de Rondônia. Desde maio de 2020, 127 mulheres foram atendidas no local. A ONG ainda apoia 280 artesãs.

 

A vencedora do Prêmio Inspiradoras 2022 falou ao Rondoniaovivo que o apoio do site foi essencial na votação.

 

“Quero agradecer ao povo que votou, que deu força e acompanhou. A matéria de vocês teve um grande alcance. Tanto que apareceu lá no grupo das finalistas, enviada por uma mulher do Ceará”, comentou Anne Cleyanne.

 

Aniele Franco (irmã de Marielle Franco) e Anne Cleyanne - Foto: Divulgação

 

Ela também aproveitou para revelar os próximos projetos do grupo Filhas do Boto Nunca Mais.

 

“Temos em andamento a sala humanizada de atendimento na Central de Polícia, o projeto de dignidade menstrual, o clube do texto com as mulheres em regime fechado, palestras em escolas e comunidades”.

 

E finaliza: “Somos um estado de pessoas obstinadas e guerreiras, queremos um país melhor, mas muitas vezes esquecemos que podemos fazer a diferença estando vigilantes, denunciando violência, protegendo nossas crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade. É possível através de nossas mãos construirmos um país melhor a partir de nossas comunidades”.

 

Anne Cleyanne, Aniele Franco e outras vencedoras do Prêmio Inspiradoras 2022 - Foto: Divulgação

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito a isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS