Cair em golpes na internet, infelizmente tem se tornado um crime bastante comum. Milhares de brasileiros são enganados todos os anos, por golpistas que tem se mostrado cada vez mais criativos para cometer esses crimes virtuais.
O especialista no assunto, Mestre em Gestão Criminalística, Perito Criminal e Professor do IPOG, José Rocha de Carvalho Filho, traz cinco dicas práticas para que você evite cair nesse tipo de armadilha.
Primeiro o professor orienta pesquisar sobre a empresa na Internet:
“É importante obter informação sobre a reputação da empresa e de seus negócios, e existem sites especializados que podem contribuir, como o do Procon ou o Reclame Aqui”, afirma.
Usar meios seguros de se conectar e realizar as transações:
Essa também é uma recomendação importante. Usar dispositivos conhecidos para as transações, bem como evitar o uso em redes públicas de wifi. Isso impede uma série de ataques possíveis.
O terceiro ponto é observar a certificação digital:
É importante que o endereço do portal eletrônico comece com “https” e não “http”. Reparar o padrão do site, bem como a qualidade do texto e do conteúdo exibidos.
O especialista afirma “Erros de português e fotos de baixa qualidade são bons indícios de sites que podem ter sido feitos com rapidez e de forma amadora com o único intento de tirar dinheiro das pessoas. Verifique também se a empresa se identifica corretamente, disponibilizando dados como o nome da empresa, endereço e CNPJ”.
Cuidado com os links:
Por último, é muito importante não acessar o site por links recebidos por email ou outros tipos de mensagem, especialmente quando são oferecidas promoções “imperdíveis”. A recomendação é que se você tiver interesse pelo produto, acesse diretamente o site da empresa de interesse para conferir a oportunidade.
IPOG - Instituto de Pós Graduação
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou
www.ipog.edu.br
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br
Instagram: @ipogportovelho