DESMENTIDO: Senador de RO defende que Bolsonaro tinha razão sobre spray de Israel

O Portal Terra veiculou matéria desmentindo a informação falsa que tem circulado nas redes sociais

DESMENTIDO: Senador de RO defende que Bolsonaro tinha razão sobre spray de Israel

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador de Rondônia Marcos Rogério, do PL, correligionário do presidente da República, publicou “alegação enganosa” ao sugerir que Jair Bolsonaro “tem razão” sobre a eficácia do spray nasal de Israel contra o Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).

Hoje ele é conhecido por suas performances na CPI da COVID-19 defendendo o governo federal com frases de efeito como  "são narrativas", "tem método" e "vai vendo, Brasil!".

 
Junto ao dado falso, escreveu:
 
"Ele avisou!", exclamou.
 
Marcos Rogério também referencia de maneira equivocada a matéria do UOL, colocando a data e autoria da foto de Jair Bolsonaro feita pela agência Reuters em vez das credenciais da notícia exposta. 
 
 
O termo envolto ao dado falso lançado pelo congressista foi usado pelo Portal Terra, que, na última segunda-feira (06), veiculou notícia dissociando as situações.
 
Em março de 2021, o UOL publicou texto intitulado “Com spray, Bolsonaro insiste em medicamento sem eficácia contra covid-19”.
 
À ocasião, no “pior momento da pandemia”, como classifica a reportagem, Bolsonaro defendeu o uso do tratamento com o spray de Israel contra a COVID-19.
 
“Visto como a "nova cloroquina" de Bolsonaro — numa referência ao medicamento já descartado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para o combate ao coronavírus, o spray ficou conhecido após estudiosos do Centro Hospitalar de Tel Aviv informarem que o fármaco foi aprovado nos primeiros testes executados. Trata-se, porém, de um estudo preliminar em fase de sondagem da aplicação à doença, sem compará-lo a um placebo, por exemplo. Por se tratar de um experimento, também não foram especificadas as idades dos voluntários nem seus agravos de saúde. Segundo a base internacional Clinical Trials, a primeira fase dos testes começou em setembro e será concluída ao fim deste mês”, apontou.
 
Já no último domingo (05), o Fantástico, da Rede Globo, veiculou reportagem sob a manchete: “Vacina de spray nasal é o caminho para o fim da pandemia de Covid, apontam especialistas”.
 
“Se você fizer uma vacina de spray nasal, você vai induzir uma resposta imune local no nariz”, diz o imunologista Jorge Kalil ao dominical.
 
Sobre as duas matérias, unidas de maneira falsa por Marcos Rogério e outros bolsonaristas em redes sociais, o Terra sacramenta:
 
Spray nasal citado no 'Fantástico' não é o mesmo que Bolsonaro defendeu em 2021”.
 
“A vacina de spray nasal citada como um caminho para vencer a pandemia em uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, não tem relação com o medicamento apresentado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) em Israel, como afirmam postagens. O spray mostrado à comitiva brasileira é um medicamento que estava sendo testado para suprimir o processo inflamatório da Covid-19, que ainda não teve eficácia comprovada. Já o imunizante sugerido por especialistas seria uma evolução das vacinas hoje aplicadas”, diz o desmentido.
 
Que concluiu:
 
“Em março de 2021, uma comitiva do governo brasileiro visitou Israel para conhecer o spray nasal EXO-CD 24. O medicamento, originalmente criado para o tratamento do câncer de ovário, estava sendo testado para combater as infecções causadas pela Covid-19. Segundo uma ferramenta do jornal The New York Times que analisa artigos científicos e acompanha avanços no tratamento da doença, o spray ainda não teve os resultados de todos os testes clínicos divulgados, portanto sua eficácia não é certa”, encerra.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS