Como passar de temporário para efetivado em um trabalho?

Temporários e estagiários podem aproveitar a oportunidade para demonstrar que é a pessoa certa para vaga

Como passar de temporário para efetivado em um trabalho?

Foto: Divulgação

Nem sempre a inserção no mercado de trabalho pode acontecer por meio de uma contratação convencional. Em alguns momentos a oportunidade pode chegar por meio de vaga temporária, para atender uma demanda ou substituir um funcionário por um tempo ou até por meio do estágio. Mas se a vaga ocupada ou a empresa é um objetivo futuro é possível demonstrar que o seu perfil tem potencial para compor a equipe de forma efetiva. 
 
Para te ajudar a demonstrar seu interesse pela contratação fique atento a alguns passos que podem ser dados que poderão aumentar as chances de uma oportunidade futura:
 
Para Eduardo Souza Ferreira, consultor de carreiras do IPOG no caso de um estagiário, “ele pode aproveitar a oportunidade que inicialmente não será tão cobrada por conhecimentos técnicos já que está para aprender e demonstrar algumas outras habilidades, como o comprometimento com a equipe, a disponibilidade para aprender e responsabilidade. Já se o estagiário estiver finalizando o curso, é interessante demonstrar as habilidades técnicas, assim será mais fácil a empresa enxergar o estagiário já como futuro profissional da área”, destaca Eduardo.
 
A consultora de carreira do IPOG, Jhennifer Soares destaca que tanto um estagiário quanto um temporário podem aproveitar o período de trabalho na empresa para demonstrar seu interesse na permanência. “Uma forma de demonstrar é fazendo seu melhor a cada dia e se esforçando para que tenha os melhores resultados independente de qualquer desafio”.
 
Além da dedicação, as habilidades comportamentais - as soft skills podem ser grandes aliadas para a conquista do objetivo, como gerenciamento do tempo, bom relacionamento, comunicação e criatividade. Além do foco, a determinação em se dedicar para a função exercida, a força de vontade em aprender e realizar, sem esquecer da pontualidade e a constância.
 
Outra maneira de demonstrar interesse é buscar qualificação profissional. A escolha pode ser desde cursos de curta duração ou mesmo uma pós-graduação. Melhor ainda se a qualificação técnica for alinhada à área ou vaga de interesse. Isso demonstra que o profissional está engajado com a empresa. A capacitação trará ferramentas para que consiga entregar os resultados com melhor tempo e qualidade. Mesmo que não aconteça a contratação é mais uma porta que se abre para buscar novas oportunidades no mercado. Uma pessoa qualificada tem muito mais chances de contratação. 
 
Mas se a tão sonhada vaga não abrir ou ao término do contrato a contratação não chegar? É preciso entender que ciclos se encerram e o principal é ter a ciência que fez o melhor que podia e o que estava ao seu alcance e limite. O que resta é melhorar e partir para o mercado de trabalho. Até porque não ser contratado não significa que falhou, os motivos podem ser outros como não ter vaga aberta no momento ou que a empresa não comporta uma nova contratação no momento. 
 
Entenda que nenhum esforço é em vão, as vezes a  porta pode ficar aberta para o futuro, e independente disso a experiência no currículo pode ser um diferencial num processo seletivo e a ponte para uma carreira promissora até mesmo em outra empresa. 
 
 
IPOG - Instituto de Pós Graduação 
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br 
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br
Instagram: @ipogportovelho
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS