AJUDA: Idosa sofre queimaduras ao usar soda cáustica enquanto fazia sabão

Amigos pedem ajuda para realizarem procedimentos médicos

AJUDA: Idosa sofre queimaduras ao usar soda cáustica enquanto fazia sabão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Maria Rosa Fernandes, de 78 anos, produz sabão para uso próprio. Mas foi durante esse trabalho que ela teve parte dos braços queimados enquanto usava soda cáustica, principal ingrediente para a fabricação de sabão, na semana passada, em Porto Velho.
 
Maria relatou que por um descuido, a soda cáustica, que já estava misturada com outros produtos químicos, caiu nos braços dela.
 
“Eu estava fabricando o sabão, quando tropecei em algo e caí. Os produtos acabaram se derramando nos meus braços. A dor foi horrível”, contou ela.
 
Amigos que estavam próximos, ajudaram e a levaram para o hospital. Na quinta-feira (26), a senhora fez a cirurgia de enxerto nas regiões com queimaduras e já foi para casa.
 
Lucenilda Generoso, uma das amigas que está cuidando de dona Maria, conversou com o Rondoniaovivo e pediu ajuda para a idosa.
 
“A ajuda é mais para as medicações, gases, algodão, pomadas e outras coisas que ela precisa no momento, que são caras. Depois do enxerto são cuidados maiores que precisa, principalmente por ser idosa. Qualquer ajuda é bem-vinda”.
 
Devido à dificuldade no acesso a casa de dona Maria e também a falta de contato, Lucenilda informou o endereço dela para quem quiser fazer ajudas: rua Marcelina, 369, bairro Airton Sena, zona Leste de Porto Velho. 
 
Quem quiser maiores informações, pode entrar em contato através do número (69) 99920-9057 e falar com Lucenilda. 
 
Riscos e cuidados
 
A soda cáustica é comumente usada para desentupir pias, mas é um dos principais ingredientes para a fabricação de sabão. Segundo especialistas, se manuseada de maneira incorreta e sem a proteção devida, pode ser fatal para a pele e ao organismo.
 
O produto químico é registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um "saneante corrosivo".
 
Em caso de contato com a soda cáustica, lavar o local atingido pelo produto por 20 minutos em água contínua, em média, é imprescindível. O intuito é eliminar todo e qualquer resíduo da soda cáustica.
 
Quando a soda cáustica entra em contato com os olhos, por exemplo, é importante que a pessoa olhe para todos os lados possíveis durante a lavagem, a fim de garantir a eliminação do tóxico. Após isso, deve seguir imediatamente a um pronto socorro.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Você concorda com o tratamento dado aos brasileiros deportados pelos EUA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS