Os alunos da escola Municipal Rio Guaporé têm tido dificuldade para estudar. Há aproximadamente 20 dias que o transformador de energia que abastece a escola queimou. O colégio Rio Guaporé fica localizado no bairro Castanheira, zona Sul de Porto Velho.
Desde que a escola ficou sem energia, os alunos passaram a estudar de forma remota. Em entrevista ao repórter William Ferreira ‘O Homem do Tempo’, a mãe de aluno, falou sobre a situação. Ela preferiu não se identificar e disse que o filho, que é aluno do colégio, está tendo dificuldades para estudar e teme pela formação do garoto.
“Queimou o transformador da escola e até agora não foi tomada nenhuma providência. Os alunos estão tendo aula remota, mas a gente sabe que o ensino não é o mesmo do ensino presencial. Cadê os responsáveis para tomar uma atitude?”, questionou a mãe.
Como se não bastasse, disse ela, os alunos enfrentam um outro grave problema. Trata-se do reduzido número de professores. Assim, muitos estudantes ficam sem matérias essenciais para a formação deles.
“Está faltando três professores, mas até agora ninguém se pronunciou. Parece que está tudo normal, mas não está”, declarou a mulher.
A reportagem apurou ainda que uma caixa de água foi instalada no local para fazer os serviços básicos de limpeza de banheiro e para atender os servidores que não podem deixar o trabalho.
Caixa de água instalada para atender apenas os servidores que não podem deixar de ir ao trabalho | Foto: William Ferreira/Rondoniaovivo
Ao William Ferreira, a secretária Municipal de Educação, Gláucia Negreiros, disse que já solicitou à Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), o reparo da energia.