Ciclistas e apoiadores do esporte se manifestaram neste domingo, 10, nas ruas de Porto Velho, após Israel Soarde, de 46 anos, ser atropelado enquanto praticava o esporte, na BR-364, Km 716. A ideia era chamar a atenção para a falta de cuidado e respeito de motoristas com quem pedala.
A iniciativa foi tomada pela Federação de Ciclismo de Rondônia (Fecro) e por amigos de Israel, para mostrar que todos os que pedalam correm riscos nas ruas todos os dias. Para eles, Israel entra para uma triste estatística de acidentes envolvendo carros e bicicletas.
“A Fecro repudia o fato do motorista não ser habilitado, ter se evadido do local sem prestar socorro e não ter respeitado os artigos do Código de Trânsito Brasileiro que se referem aos ciclistas. Esperamos que sejam apurados todos os fatos e a justiça seja feita”, afirmou o presidente.
O pedido de respeito no trânsito também foi feito por representantes políticos, como o Deputado Estadual Ismael Crispin e o representante do vereador Aleks Palitot, Marklin Cantanhede que estiveram no local para prestar solidariedade.
Marklin Cantanhede também pratica o esporte há algum tempo e conta que, durante os pedais, presenciou a violência do motorista para com ele e até mesmo seus colegas.
“Em diversos pedais já presenciei motoristas que ao avistarem grupos de ciclistas pareciam acelerar e passar com o caminhão o mais próximo possível dos atletas. Uma prática intimidatória e criminosa que os ciclistas sofrem por pura ignorância e falta de respeito destes motoristas. Novamente, como consequência, custou a vida de um ciclista, uma situação lamentável”, desabafou
O ciclista Israel Soarde, morreu atropelado na noite da última sexta-feira (08), enquanto passeava de bicicleta com um amigo. Segundo testemunhas, o motorista do carro que causou o acidente estava em alta velocidade e fugiu sem prestar socorro. Ele foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal, em Ariquemes, a 200km da capital.