TRABALHANDO: IBGE diz que empregados com carteira assinada sobem 13,3% em RO

Pesquisa aponta forte crescimento em um ano; por outro lado os índices de empregados domésticos e de funcionários públicos ficaram estáveis

TRABALHANDO: IBGE diz que empregados com carteira assinada sobem 13,3% em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que no quarto trimestre de 2021, Rondônia tinha 510 mil empregados, número 13,3% maior que o registrado no mesmo período de 2020. 
 
Quando comparado ao terceiro trimestre de 2021, o número é 4,3% maior, sendo considerado como estável. O crescimento foi consequência, principalmente, do aumento de empregados no setor privado com carteira assinada, que subiu 18,2% entre um ano e outro. 
 
Os números de empregados domésticos e de trabalhadores no setor público mantiveram-se estáveis entre 2020 e 2021.
 
41 mil
 
A pesquisa indica ainda que houve aumento na quantidade de empregadores, passando de 27 mil, em 2020, para 41 mil em 2021. Quando analisado sobre a formalidade, o número de empregadores com registro no CNPJ quase dobrou, mudando de 17 mil para 32 mil. Já os empregadores sem o registro, mantiveram-se estáveis entre um ano e outro.
 
Outro aspecto observado pela PNAD Contínua do IBGE é o número de desalentados (pessoas que desistiram de procurar ocupação). Em Rondônia, houve uma redução 37,3% entre os quartos trimestres de 2020 e de 2021, diminuindo de 36 mil pessoas para 23 mil.
 
Em relação à taxa de desocupação, Rondônia apresentou queda de 4,3 pontos percentuais, atingindo 6,8%. No ranking por unidades da federação (UF), o estado fica na quarta posição, atrás de Santa Catarina (4,3%), Mato Grosso (5,9%) e Mato Grosso do Sul (6,4%).
 
A PNAD Contínua também analisa sobre a informalidade (falta de registro em carteira ou de CNPJ). A taxa rondoniense no quarto trimestre de 2021 foi de 47%, sendo a segunda melhor da Região Norte, ficando atrás de Tocantins (45,2%) e um pouco à frente do Acre (47,4%) e de Roraima (47,5%).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS