IRREGULAR: Barracos tomam conta de área do Cemitério da Candelária

Local histórico fica às margens do Rio Madeira, no bairro Triângulo; Área pertence ao Governo Federal

IRREGULAR: Barracos tomam conta de área do Cemitério da Candelária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A área histórica do Cemitério da Candelária foi invadido por um grupo de famílias no último final de semana e tomado por barracos. O local foi utilizado para sepultar os operários estrangeiros mortos durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 
 
O espaço fica às margens do Rio Madeira, no bairro Triângulo e está sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). 
 
 
Segundo fotos enviadas ao Rondoniaovivo, os invasores derrubaram toda a mata nativa e ocupam boa parte do cemitério. As lideranças ainda não foram identificadas e o local já foi batizado como Assentamento Novo Lar. De acordo com registros históricos, no terreno foram sepultados cerca de 5 mil corpos.
 
A  Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfam) já informou à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao próprio Iphan da invasão ilegal. 
 
 
George Telles, presidente da Asfam, comentou sobre a presença de pessoas não autorizadas na área. “São pessoas que que deram a vida por essa cidade e não podemos tolerar essa invasão”, falou ele. 
 
Além da importância histórica e cultural, o Cemitério da Candelária faz parte de roteiro de visitações turísticas em Porto Velho, de acordo com o representante da Asfam.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS