Fogo. Fumaça. Destruição. Esse é o cenário que diariamente o site
Monitoramento Rural mostra em relação à Rondônia. Nesta sexta-feira(27), a situação não é diferente, com o registro de 2963 focos de incêndio localizados em vários pontos do Estado.
Plataforma do Monitoramento Rural
Outra constatação é a de que os municípios de que mais fazem queimadas são os mesmos de sempre. Hoje, a liderança continua com Porto Velho, que tem 1186 locais pegando fogo. Em seguida temos Cujubim (692); Candeias do Jamari(404); e Nova Mamoré(263).
A Floresta Nacional do Jacundá, localizada entre Porto Velho e Candeias do Jamari, é o local que mais apresenta pontos de queimadas, totalizando 348 incêndios dentro dessa área federal de preservação ambiental.
Para amenizar um pouco essa situação é necessário que chova nos próximos dias. O Sistema de Proteção da Amazônia(Sipam) está prevendo que as primeiras chuvas em Rondônia, ocorram apenas a partir da
segunda quinzena de setembro.
Enquanto as chuvas não chegam, os moradores de Rondônia deverão continuar a ter muito fogo, fumaça e destruição em locais que eram para estarem protegidos, pois, são verdadeiros santuários ecológicos e nascentes de vários rios que cortam a capital e Candeias do Jamari.
Confira em tempo real a plataforma do Monitoramento Rural: