O fogo continua acabando com uma das mais importantes áreas de preservação da fauna e flora de Rondônia. A Floresta Nacional do Jacundá arde em chamas e nada está sendo feito para reverter essa situação. Ela está localizada entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.
O site
Monitoramento Rural em parceria com o
Rondoniaovivo, está disponibilizando um levantamento em tempo real da situação das queimadas em Rondônia. Nesta quarta-feira (18), foram registrados 1942 focos de queimadas em todo o estado.
Nesse cenário de devastação ambiental, novamente, a Floresta Nacional do Jacundá lidera em número de focos, com o registro de 391 queimadas dentro da área dessa flona. O número é alto, porém, menor que o registrado ontem (17) terça-feira, quando
haviam 403 locais pegando fogo na floresta.
Plataforma do Monitoramento Rural
A Floresta Nacional do Jacundá é um local com várias nascentes de rios que cortam a capital e Candeias do Jamari
Seria uma boa notícia, mas é sabido que fogo aliada ao calor e umidade tem a tendência de se alastrar, causando ainda mais prejuízos ao meio ambiente. Enquanto isso, nem Governo do Estado ou Federal se entendem para uma ação conjunto visando expulsar madeireiros e grileiros da floresta e combater os incêndios causados, em sua maioria, em áreas onde de derrubada irregulares.
No levantamento feito, nesta quarta-feira(18), pelo site
Monitoramento Rural, Porto Velho continua liderando a quantidade de queimadas no Estado. A capital, possui 824 locais pegando fogo. Em segundo está Candeias do Jamari, com 374 focos; seguida por Cujubim, com 247; e em quarto lugar se encontra Nova Mamoré, com 227 queimadas.
Confira em tempo real a plataforma do Monitoramento Rural: