MUITA DEMORA: Pontos de vacinação em Porto Velho revoltam quem precisa se vacinar

Capital tem apenas dois ponto de vacinação; população é de mais de meio milhão

MUITA DEMORA: Pontos de vacinação em Porto Velho revoltam quem precisa se vacinar

Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo | Longa fila de espera para se vacinar em Porto Velho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quinhentos e trinta e nove mil, trezentos e cinquenta e quatro pessoas vivem em Porto Velho (RO) e em tempo de vacinação contra a covid-19, apenas dois pontos de imunização estão disponíveis para os moradores da maior capital em extensão territorial do país. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
 
Para se vacinar em Porto Velho, é necessário se cadastrar no aplicativo ‘Sasi’, e aguardar o agendamento feito pela Prefeitura de Porto Velho, sem a certeza de quando terá acesso a vacina.
 
Os locais de vacinação na capital são dois. Um no campus da Faculdades Uniron, localizado na avenida Mamoré, na Zona Leste; o outro é no Centro Universitário São Lucas (campus da antiga Ulbra), na rua João Goulart, no bairro Mato Grosso, na região Central, da capital. 
 
Desde quando iniciou a vacinação na capital, diversas vezes a prefeitura registrou aglomerações nos postos de imunização e teve dificuldades para organizar as filas. Em várias ocasiões, o tamanho das filas era quilométrico.
 
 
Quem mora na região Sul da cidade, e precisa ser imunizado, certamente vai passar por dificuldades. Isso porque, terá que se deslocar para as zonas Central ou Leste. Muitas vezes, a localização dos centros de vacinação é um fator de dificuldade para o deslocamento de quem necessita se imunizar.
 
Longa espera
 
A pessoa que se cadastrar no aplicativo Sasi, será alertada por mensagem do local de vacinação. Feito isso, deve-se chegar ao local de imunização no horário marcado para não gerar aglomerações, esse é o alerta dado pela prefeitura. Mas algumas vezes, a pessoa não é vacinada no tempo programado e precisa ficar horas na fila de espera.
 
O Rondoniaovivo conversou com Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e questionou sobre a logística adotada pela pasta para atender toda a demanda da capital.
 
Segundo a repartição, a escolha dos dois pontos de vacinação se deveu aos grandes espaços. “São levados em conta o número de doses diárias, o tamanho do espaço, disponibilidade de internet e computadores para alimentação de sistema”, informou a Semusa.
 
A reportagem questionou ainda, porque a secretaria não ampliou a vacinação para os postos de saúde municipais dos bairros. “Nos postos há apenas uma sala com duas pessoas, já que as demandas são menores. Para a vacina da covid-19 os agendamentos são em grandes volumes e são necessários espaços maiores”, explica.
 
A pasta declarou também, que pretende realizar novos eventos para atender toda a demanda e desafogar os pontos fixos de vacinação. 
 
Semusa culpa acompanhantes por aglomerações
 
Ainda sobre as aglomerações nas filas de espera, a Semusa declarou que os acompanhantes dos agendados que estão causando este problema. “O alto volume de pessoas se dá em razão dos acompanhantes. Quando temos por exemplo 2 mil pessoas, isso acaba se tornando 4, pois muitos levam acompanhantes e isso acaba gerando aglomeração”, finaliza.
 
 
Atualmente a prefeitura está vacinando pessoas acima de 40 anos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS