PORTO VELHO: Pessoas com comorbidades 20+ serão vacinadas contra covid-19 a partir desta sexta (4)

A vacinação acontece no campus I da Faculdade Uniron, na Av. Mamoré, das 9h às 16h

PORTO VELHO: Pessoas com comorbidades 20+ serão vacinadas contra covid-19 a partir desta sexta (4)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A partir desta sexta-feira (4), Porto Velho passa a imunizar pessoas com comorbidade acima de 20 anos, que fizeram o cadastro no aplicativo SASI e receberam a mensagem confirmando o agendamento. A vacinação acontece no campus I da Faculdade Uniron, na Av. Mamoré, das 9h às 16h.
 
Além de pessoas com mais de 20 anos com comorbidade, serão atendidas ainda nesta sexta-feira:
 
• Pessoas com doença renal crônica acima de 18 anos;
 
• Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;
 
• Gestantes e puérperas acima de 18 anos;
 
• Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 20 anos ou mais.
 
NOVAS ORIENTAÇÕES
 
Segundo a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, as pessoas devem ficar atentas às novas diretrizes para a vacinação, agora é preciso levar cópia do laudo que comprova a comorbidade.
 
O público que está sendo atendido agora, necessariamente, precisa deixar a cópia que comprova a comorbidade no local, então a pessoa tem que trazer uma cópia desse documento e uma será retida”, explica.
 
COMORBIDADES
 
No ato da vacina é preciso levar cópia do laudo que comprova a comorbidadeNo ato da vacina é preciso levar cópia do laudo que comprova a comorbidade
 
Segundo a Nota Técnica 467/2021, a comprovação da comorbidade deverá ser realizada conforme recomendações do PNI, ou seja, no ato da vacinação a pessoa deverá comprovar a doença pré-existente através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.
 
São definidas como comorbidades, neste caso, as seguintes doenças: diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme e obesidade grave.
 
DEFICIÊNCIA
 
Para fins de inclusão na população alvo para vacinação, serão considerados indivíduos com deficiência permanente severa aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
 
1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
 
2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho);
 
A apresentação de prescrição médica não é mais necessária para grávidas e puérperas A apresentação de prescrição médica não é mais necessária para grávidas e puérperas
 
3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente);
 
4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
 
GRÁVIDAS E PUÉRPERAS SEM COMODIDADE
 
Nesta semana, a capital voltou a imunizar gestantes e puérperas sem comorbidades, segundo orientação do Ministério da Saúde. Uma nova orientação também atinge esse grupo. Segundo nota técnica, a apresentação de prescrição médica não é mais necessária. Grávidas devem apresentar a caderneta da gestante. As puérperas devem apresentar a certidão ou declaração de nascimento da criança.
 
Esse público continuará sendo atendido com a vacina da Pfizer/BioNTech como orientado pelo MS.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS