SINDICATO: Em assembleia, filiados aprovam prestação de contas do Sintero referente a 2020

A aprovação teve 105 votos favoráveis e 1 abstenção.

SINDICATO: Em assembleia, filiados aprovam prestação de contas do Sintero referente a 2020

Foto: Divulgação

Os trabalhadores e trabalhadoras em Educação filiados e filiadas ao Sintero aprovaram nesta sexta-feira (30/04), o parecer do Conselho Fiscal e o relatório de prestação de contas do ano de 2020 durante Assembleia Geral Ordinária, realizada de forma virtual, em razão das medidas de isolamento e distanciamento social, causadas pela pandemia da Covid-19. A aprovação teve 105 votos favoráveis e 1 abstenção.
 
O Balanço Financeiro e Patrimonial é socializado anualmente, no mês de abril, para apreciação e aprovação pelos filiados/as em assembleia, conforme prevê os artigos 17 e 32 do Estatuto da entidade, convocados através de edital publicado em jornal de grande circulação e no site da instituição.
 
Durante a assembleia, o secretário de Finanças, Manoel Rodrigues da Silva, destacou que apesar da pandemia, o Sintero continuou tendo custos para manter o funcionamento dos trabalhos e a manutenção do patrimônio físico do sindicato. Além disso, promoveu e apoiou ações de solidariedade, com doação de cestas básicas às famílias de trabalhadores e trabalhadoras que encontravam-se em situação de vulnerabilidade, entre outras ações. 
 
Na oportunidade, os membros do Conselho Fiscal detalharam alguns trâmites em relação à análise de receitas e despesas da Sede Administrativa, Sede Social e Sedes Regionais. A presidenta do Conselho Fiscal, Francisca Diniz de Melo Martins, comentou que foram apreciados e aprovados o saldo patrimonial, a receita operacional, os investimentos com gastos com pessoal e materiais de expediente, gastos com mobilizações, entre outros.
 
Destaca-se que em razão do distanciamento social, o Sintero esteve impossibilitado de fazer a luta presencialmente junto com a categoria. Entretanto, utilizando as ferramentas e estratégias tecnológicas, o sindicato permaneceu encampando grandes mobilizações virtuais contra a retirada de direitos e os retrocessos na Educação Pública e, assim, continuará.
 
A presidenta do Sintero agradeceu a participação de todos/as comentando sobre as ações e os enfrentamentos realizados pelo Sintero na defesa dos direitos e interesses da categoria e destacou que a assembleia de prestação de contas é um instrumento necessário para proporcionar transparência aos filiados e filiadas que acreditam e contribuem com o desenvolvimento do sindicato.  Ao final de sua fala, lamentou a quantidade de servidores e servidoras da Educação que vieram a óbito em decorrência da contaminação do coronavírus, manifestando seu mais profundo pesar às famílias que sofrem com a dor do luto.
 
Terminada a leitura do relatório pelo Conselho Fiscal, a presidenta do Sintero abriu espaço para que os filiados e filiadas fizessem manifestações e tirassem dúvidas pertinentes ao assunto. Todos os esclarecimentos solicitados foram prestados e a prestação de contas foi aprovada.
 
“Queremos reforçar que nossa atuação é baseada no comprometimento com a categoria e a transparência em nossas ações. Por isso, estamos seguindo à risca as exigências detalhadas no Estatuto da entidade. Neste momento, queremos pedir que todos e todas se somem à luta pelo fortalecimento do sindicato, principal força de defesa da classe trabalhadora, inclusive, incentivando novas filiações de companheiros e companheiras de trabalho para aumentarmos nosso poder de lutas frente ao descaso dos governantes”, finalizou Lionilda Simão.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS