O município de Porto Velho recebeu mais um reforço para o tratamento de pacientes com o quadro grave da Covid-19. Dois aparelhos de pressão positiva bi nivelada (BIPAP), que possibilitam o uso na inspiração e expiração do paciente, foram entregues pela Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), na manhã desta terça-feira (23).
“O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público – AAMP entrou em contato com a Ampro perguntado sobre a necessidade desses aparelhos. Diante da realidade, a associação enviou os equipamentos a nós, e hoje estamos entregando ao Município para que eles sejam incorporados à saúde”, explica o presidente da Ampro, Everson Pini.
Os aparelhos são indicados em diversos tipos de distúrbios respiratórios e indispensáveis a pacientes que passam pela Ventilação Não Invasiva (VNI).
“São de vital importância para evitar que pacientes com VNI sejam intubados”, explica Veridiana Pedrosa, diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul.
Eliana Pasini pediu que o exemplo da Ampro venha a ser multiplicado
Os equipamentos de respiração BiPAP hoje são de difícil aquisição, uma vez que estão em falta no mercado, diante da alta demanda, e do encarecimento do preço médio.
A secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, assinou o termo de doação dos aparelhos e pediu que o exemplo da Ampro venha a ser multiplicado.
“Esses aparelhos serão muito úteis para a UPA Sul, por ser o local referência no Município a pacientes com Covid. Todo auxílio é muito bem vindo diante da necessidade. A ajuda de toda a sociedade será a chave para sairmos dessa pandemia, salvando vidas”, finaliza a secretária.