ENFERMAGEM: Acadêmicos contribuem para o descarte correto do lixo no João Paulo II

O trabalho iniciou através de visitas in loco e conversas com servidores do referido hospital

ENFERMAGEM: Acadêmicos contribuem para o descarte correto do lixo no João Paulo II

Foto: Divulgação | Da esquerda para a direita: Raquel, Mara, Tainara Viana, Maria de Fátima, Thais, Mariana e Tainara Rodrigues

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em contato com o NEP – Núcleo de Educação Permanente, do Hospital João Paulo II, as acadêmicas do 9º período do curso de Enfermagem da UNIRON, Maria de Fátima da Silva, Raquel Chaves, Tainara Viana, Tainara Rodrigues e Thais Milena, orientadas pela Professora Mara Bastos, desenvolveram um projeto com o intuito de descartar corretamente os resíduos resultantes do lixo comum e infectante.
 
O trabalho iniciou através de visitas in loco e conversas com servidores do referido hospital. A partir disso, buscou-se sensibilizar as pessoas através de dinâmicas. Foi utilizado a seguinte técnica: 2 acadêmicas utilizavam macacões de TNT que representavam as cores dos sacos de lixos (preto e branco) e ao mostrarem imagens de objetos ou materiais, os pacientes e profissionais davam as sugestões em quais dos macacões era para fixar as figuras. Em todos ambientes visitados, foram dadas explicações a respeito das categorias de resíduos. Dessa forma, conseguiram contar com a colaboração dos profissionais de todos os setores e estendeu-se aos usuários e seus acompanhantes. Somando-se a isso, foram colocados banners em diversos locais com orientações a respeito do descarte correto.
 
Para Tainara Viana, “o projeto permitiu visualizar a importância da educação permanente no ambiente hospitalar, bem como a necessidade de sensibilização dos servidores e pacientes para contribuir na resolutividade do problema através do descarte correto do lixo. Dessa forma, acabamos contribuindo com a preservação do meio ambiente e com a integridade dos servidores”
 
Raquel afirma que “o resgaste da conscientização, principalmente por parte dos servidores, não apenas do descarte do lixo, mas também com a preservação do meio ambiente, cuidado com o pessoal que coleta o lixo e volume destinado a incineração que acaba impactando financeiramente nos cofres públicos, fazem com que me sinta realizada pela minha participação neste trabalho”. 
 
Para Mara, o esclarecimento para os pacientes e acompanhantes, foi importante para que eles pudessem entender o significado de fazer isso corretamente, preservando vidas e o meio ambiente.  
 
Para a Enfermeira Dandara Raiza, que é a Coordenadora do NEP do Hospital João Paulo II, “O projeto foi esclarecedor principalmente no descarte dos resíduos durante a pandemia, além de contribuir na orientação em relação a segregação com os acompanhantes e pacientes. A dinâmica lúdica favoreceu ao público no feedback, sem causar constrangimentos e foi atrativa, causando o interesse em que estava próximo. Para o NEP, o projeto superou as expectativas, pois veio para somar. As acadêmicas foram bem colaborativas e envolvidas. Estão de Parabéns. Missão dada, missão cumprida”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS