A falta de respeito pelo bem público é certamente um dos principais problemas que afligem a cidade de Porto Velho (RO), uma capital onde o aspecto de mal cuidada é algo iminente e que só piora com a ausência de consciência de unidade por parte de alguns de seus moradores.
Um exemplo é a situação registrada na manhã deste sábado (18) no Espaço Alternativo, uma área construída para o convívio social e práticas de atividades esportivas, onde um grupo de pessoas bebeu dezenas de cervejas e sequer se deram ao trabalham de recolher o lixo que eles produziram enquanto usufruíam do espaço público.
Esse não é um fato isolado, é comum encontrar garrafas de bebidas alcoólicas jogadas pela extensão do Espaço Alternativo, isso além de atos de vandalismo que comumente ocorrem na estrutura do local.
Em uma dessas ações, um dos corrimãos da passarela que dá o tom arquitetônico do lugar foi desnecessariamente arrancado da base onde estava fixado. Essa passarela serviu como referência em exposições de arquitetura pela América do Sul.
Uma ação preventiva da polícia, informando aos usuários do Espaço Alternativo para respeitarem o local público vem sendo solicitado pela comunidade que utiliza essa área no período diurno, são famílias que ficam expostas à sujeira e falta de educação de pessoas que visivelmente não tem o menor cuidado pela cidade onde moram.