JUNHO VERMELHO: Uma única doação salva quatro vidas; Fhemeron pede mais sangue

Apesar da crise mundial de saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) não parou nenhum dia

JUNHO VERMELHO: Uma única doação salva quatro vidas; Fhemeron pede mais sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apesar da crise mundial de saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) não parou nenhum dia.
 
Nada melhor do que uma data mundial para despertar novamente a consciência da população. Assim, a Fundação irá lembrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, domingo (14) próximo, mobilizando doadores na campanha Junho Vermelho, que acontece em todo o País.
 
Dados do Ministério da Saúde revelam que atualmente são feitas 3,4 milhões de doações de sangue ao ano no Brasil, o que indica a necessidade de aumento. O período da pandemia mundial do novo coronavírus causou reflexos negativos nos hemocentros de todo o Brasil. Não foi diferente com o Banco de Sangue rondoniense, que, além de socorrer acidentados, passou a ser fator decisivo no atendimento a transfusões de sangue em diversos hospitais, notadamente o Hospital do Amor da Amazônia, que trata pacientes com diversos tipos de câncer.
 
“A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente durante grandes eventos, feriados ou festividades nos quais a demanda por transfusão sanguínea pode aumentar em decorrência da elevação no número de acidentes”, explica a coordenadora de captação, Maria Luíza Pereira
 
“Será uma comemoração contida, mas celebrará a vida”, afirmou.
 
Conforme a coordenadora, bolsas de sangue ajudarão pacientes doentes, internados, em tratamento de anemia ou ainda quem sofreu algum acidente. “Uma única doação salva quatro vidas”, assinala Maria Luíza.
 
Ela atribui o período difícil à pandemia da Covid-19: “Muitos não voltaram mais aqui, e por isso continuamos com estoques em baixa: O+ tem muito pouco”.
 
Mesmo com as restrições, o apelo para a dedicação de todos ao Junho Vermelho anima de certa forma a Fundação. A campanha tem condições de aumentar os estoques nos hemocentros, acredita Maria Luíza.
 
ONDE É USADO O SANGUE
► O sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.
 
► Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, tais como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.
 
JUNHO VERMELHO
 
► Para alertar as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil, existe a campanha Junho Vermelho. Ela é originária do movimento “Eu dou sangue”, criado em 2015, e  visa envolver Governo e população para aumentar os estoques dos bancos de sangue.
 
► O mês de junho foi escolhido por dois motivos: um deles, porque no domingo (14) se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Outro, a praticidade: os meses mais frios (junho, julho e agosto) têm baixa de doações nos hemocentros. O fato de ser um período de férias escolares, ampliado ainda mais pela pandemia, contribui para a redução das bolsas de sangue.
 
 
Sala de Captação da Fhemeron atenderá doadores até no feriado de sexta-feira
 
COMO FAZER
 
► As cidades podem instalar iluminação vermelha em monumentos e prédios, da maneira como funciona o Outubro Rosa. É fundamental que as pessoas, empresas e instituições de saúde participem do movimento.
 
►A população pode divulgar a campanha por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens e as organizações podem pensar em eventos voltados para a campanha. Poden ser feitas palestras a respeito da importância da doação e quem pode doar.
 
ATENDIMENTO NO FERIADO
 
O Hemocentro funciona atualmente de segunda sábado, das 7h30 ao meio-dia, e nas cidades do interior, de segunda a sexta-feira. A Fhemeron respeitará o feriado de Corpus Christi, porém, na sexta-feira as equipes trabalharão normalmente. Nesse dia será antecipada (por decreto municipal) a comemoração do aniversário de Porto Velho, normalmente feita em 2 de outubro.
 
Na segunda-feira (15), a Fhemeron trabalhará também no período da tarde, com a expectativa de aumentar os estoques de sangue. “É uma boa oportunidade para que as pessoas venham doar tanto pela manhã quanto à tarde, e vamos esperar a todos até as 18h”, disse Maria Luíza.
 
Diversas instituições parceiras estão novamente convidadas a participar da atual campanha. Na manhã desta quarta-feira (10), por exemplo, auto-escolas de Porto Velho, reunidas na  campanha “Unidas para salvar vidas”, enviaram 15 pessoas ao Banco de Sangue e se comprometeram a dar sequência ao movimento por elas criado.
 
A coordenadora destacou ainda a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que iniciou mais uma campanha entre seus colaboradores, todos convocados para ir à Fhemeron.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS