O curso foi conduzido pelo analista de tecnologia militar José Mario Fraga Miranda e teve carga horária de 40 horas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última semana, de 10 a 14 de dezembro, o Centro Regional de Porto Velho (CR-PV) realizou o curso básico de operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Remotely Piloted Aircraft: RPA) para agentes da Polícia Federal em Rondônia. O curso teve o objetivo de capacitar os policiais federais no manuseio de RPA em atividades em campo.
O curso foi conduzido pelo analista de tecnologia militar José Mario Fraga Miranda e teve carga horária de 40 horas. As oito horas de fundamentação teórica foram ministradas no laboratório de informática do CR-PV e as 32 horas de aulas práticas foram realizadas no Oásis Camping Club e no Parque Natural de Porto Velho.
Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de missões de inteligência e de reconhecimento, além de operações de vigilância de alvo móvel com base fixa e de alvo móvel com base móvel. Os alunos também treinaram operações noturnas em área urbana e rural e simulações de missões em campo.
Popularmente conhecido como “drone”, o RPA é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-PV para realizar levantamentos de altimetria para cálculos de terreno do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!