Todo e qualquer medicamento da farmácia Astir é de uso exclusivo nos pacientes do Hospital Tiradentes e Serviço de Pronto Atendimento
Farmacêutica generalista – Adriana Barros / Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A farmacêutica generalista, Adriana Barros, responsável técnica pela farmácia da Astir fala sobre o setor e suas atribuições.
De acordo com Adriana, a farmácia emite requisições para compras de medicamentos junto ao setor de compras e na entrega pelos fornecedores confere validade, lote, composição entre outros procedimentos especialistas.
A farmacêutica explica o que é uma farmácia de hospital: Quando estamos internados ou precisando de auxílio médico, é comum que a utilização de fármacos seja concomitante, para que fiquemos próximos à cura ou amenizemos os sintomas correlacionados. E é para isso que existe na Astir este setor, para que com o funcionamento conjunto com as equipes médicas e de enfermagem alcance o que for melhor para o paciente.
Farmácia hospitalar é uma unidade cujo objetivo é exercer o conjunto de atividades farmacêuticas em hospitais ou serviços ligados ao mesmo. A farmacêutica responsável tem autonomia técnica e científica. A direção desse serviço é obrigatoriamente feita por um farmacêutico generalista. Deve então assegurar aos doentes a terapêutica farmacológica adequada, a eficiência, a qualidade e segurança dos remédios, integrando como parte importante a equipe de saúde e promovendo ações de investigação científica.
“Aqui se desenvolve as atividades de controle, armazenamento, dispensa e distribuição dos remédios e similares (soros, agulhas, seringas, faze, algodão, luvas, toucas entre outros, nas unidades do Hospital Tiradentes e Serviço de Pronto Atendimento (SPA). “Minha principal função é servir o paciente com medicação segura e oportuna”, disse Adriana.
Finalizando a profissional farmacêutica fala que mantém um rígido controle sobre entrada e saída e medicamentos, diariamente, para que não faltem os fármacos nos postos de enfermagem da Astir, como também observando o custo/benefício, sempre em favor do paciente.
O diretor executivo da Astir, AL SGT PM Alan Mota informa que todo e qualquer medicamento da farmácia Astir é de uso exclusivo nos pacientes do Hospital Tiradentes e Serviço de Pronto Atendimento, ou seja, após a consulta com o médico, o associado tem o direito de livre escolha para aquisição dos medicamentos, destacou AL SGT PM Alan Mota.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!