VIOLAÇÃO: Facebook divulga lista de páginas excluídas em julho por 'desinformação '

Em ofício ao MPF, rede social também detalhou motivos para tomar medida

VIOLAÇÃO: Facebook divulga lista de páginas excluídas em julho por 'desinformação '

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

BRASÍLIA — Em ofício enviado ao Ministério Público Federal de Goiás (MPF-GO), o Facebook justificou a exclusão de 196 páginas e 87 perfis, realizada no final de julho, e divulgou a lista de todas as contas afetadas pela medida. O órgão havia solicitado a apresentação do motivo semelhante a que já havia sido divulgada no dia da exclusão. 

 

Confira a lista com todas as páginas afetadas. Em relação aos perfis deletados, o Facebook divulgou apenas o número do ID, uma identificaçao interna, e não os nomes. No documento, o Facebook afirma que as contas "faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook", e diz que a medida foi tomada após "depois de uma rigorosa investigação que identificou violação direta às nossas políticas de autenticidade".

 

Entre as irregularidades apontadas pelo Facebook estão: utilizar contas com nomes falsos; enganar as pessoas sobre a origem do conteúdo; enganar as pessoas na tentativa de incentivar compartilhamentos, curtidas ou cliques. No dia em que as contas foram deletadas, a rede social divulgou um comunicado afirmando que elas "escondiam das pessoas a natureza e origem de seu conteúdo" e tinham o propósito de gerar "divisão e espalhar desinformação".

 

Diversas páginas e perfis eram ligadas ao Movimento Brasil Live (MBL), que classificou a medida como "censura". Ao menos quatro páginas eram de filiais do movimento de quatro cidades de São Paulo: coordenadores nacionais, Renato Battista, também foi afetado. Foram deletadas contas de sites utilizados pelo MBL para divulgar notícias, como Jornalivre, O Diário Nacional e Ceticismo Político. Ainda foi excluída a página do Brasil 200, movimento lançado pelo empresário Flavio Rocha, apoiado pelo MBL.

 

Três páginas utilizavam o nome do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro: "Bolsonaro o Mito", "Vamos falar do Jair Bolsonaro?" e "Bolsonaro Presidente". Também foi excluída uma página chamada "PSL - Joinville". Amaioria das páginas não deletadas não tinha, aparentemente, atuação política.

 

Veja as páginas que foram excluídas

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS