Paciente com história de diabetes descontrolada:
Médico Ueslei Pinheiro / Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico, Ueslei Pinheiro, plantonista de hoje (30) no Serviço de Pronto Atendimento da Astir (SPA) relata patologias expressivas atendidas pela manhã.
Paciente com história de diabetes descontrolada:
Sintomatologia: A hiperglicemia é quando a glicemia está muito alta (acima de 130 mg/dL) e é o quadro base do diabetes. No entanto, ela só apresenta sintomas quando está acima de 160 e 180 mg/dL o que a torna mais perigosa!
Os sintomas principais de uma glicemia tão alta são o excesso de urina e de sede excessiva. "Quando presente na urina, a glicose atrai mais água (diurese osmótica), o que aumenta o volume urinário". Mais tarde, os sintomas podem envolver dificuldade em respirar, perda de apetite, náuseas e vômito, disse o médico.
Tratamento de emergência: Aplicação de insulina regular diluída em soro ringer lactato (Seu uso principal é diluir o sangue, em casos onde há perda deste, de modo a evitar o choque hipovolêmico. Como dilui o sangue, vai apenas facilitar a circulação das hemácias existentes quando o paciente está hipovolêmico/ hipotenso e, assim, melhora a oxigenação.
“Quando se faz necessário o aumento de hemácias, ou seja, no paciente com elevados níveis de lactato e hipóxia, é recomendado transfusão sanguínea”, o médico completa dizendo que o ringer lactato facilita a absorção da insulina em casos de emergência.
Paciente com história dores lombar – Lombociatalgia
A dor lombar ou lombalgia refere-se ao sintoma no qual o paciente apresenta dor em região lombar, aguda ou crônica (mais de 3 meses) com a sua origem em alguma estrutura da coluna vertebral lombar.
A lombociatalgia é o sintoma clínico no qual o paciente apresenta dor lombar associada à irradiação para o (s) membro (s) inferior (es), no trajeto de uma raiz nervosa ou dermátomo, e está associado em geral a compressão de uma raiz nervosa. Deve ser diferenciada clinicamente da dor pseudo ciática na qual o paciente tem dor até a altura do joelho e esta não representa, em geral, compressão nervosa e sim, inflamação das articulações zigo-apofisárias da coluna.
O tratamento é realizado apenas pelo médico o qual é o profissional qualificado para receitar medicamentos, principalmente de emergências.
O MÉDICO ALERTA: NÃO TOME MEDICAMENTOS, CHÁS CASEIROS E OUTROS SEM RECEITUÁRIO MÉDICO, POIS PODEM SER PERIGOSOS PARA SUA SAÚDE, PRINCIPALMENTE ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, XAROPES, ANTIALÉRGICOS ANTIHIPERTENSIVOS, TRANQUILIZANTES, ESTIMULANTES, ANTIDEPRESSIVOS, MEDICAMENTOS INJETÁVEIS, ENTRE OUTROS. A AUTOMEDICAÇÃO EM ALGUNS CASOS PODE LEVAR A ÓBITO POR ANAFILOXIA E/OU OUTRAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS.
CB PM Alan Mota – Diretor executivo da Astir
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota comunica os associados que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) funciona 24 horas, 7 dias por semana com médico, equipe de enfermagem padrão, raios-x, laboratório de análises clínicas, carrinho de emergência, leitos de observação, Hospital Tiradentes, entre outros serviços para melhor atender o associado.
“O SPA conta ainda com ambulância, motorista socorrista 24 horas, técnico de enfermagem, médico de plantão e enfermeiro. Caso o médico decida transferir o paciente para hospital conveniado, de acordo com a gravidade do caso acompanhará o paciente a bordo na ambulância como prevenção para sua estabilização, até que outro profissional médico assuma o controle da situação de risco” concluiu Alan.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!