Dezenas de profissionais participaram do lançamento do movimento que quer fazer a diferença na advocacia rondoniense.
Foto: painelpolítico.com
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma transmissão ao vivo pelo Facebook, realizada na tarde desta segunda-feira (30), marcou o lançamento do movimento #100%Advocacia. Dezenas de advogados rondonienses participaram do evento no auditório do escritório Rocha Filho, em Porto Velho.
O objetivo do movimento #100%Advocacia é fazer a diferença na categoria por meio de novas ações, mudanças e atuar nas causas corporativas.
A transmissão contou com a participação via internet de advogados e advogadas de Rondônia e de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A primeira pergunta feita de maneira presencial foi do advogado Éverton Melo, que quis saber quais são as propostas do movimento para a jovem advocacia. “Estamos muito preocupados com os jovens advogados, que precisam de mais atenção. As faculdades estão formando centenas de colegas por ano que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. Quem resolve abrir o próprio escritório tem que se preocupar com as altas despesas com aluguel, telefone, funcionários, etc. Precisamos abrir mais escritórios compartilhados, promover cursos de capacitação para ajudar o jovem advogado a empreender e que eles participem mais das decisões da OAB”, apontou Elton Fülber.
O advogado Breno Mendes perguntou quais são as propostas para a área criminal. “A advocacia criminal é a que mais sofre ataques das prerrogativas no nosso estado. Lidamos com funcionários de algumas delegacias que desrespeitam constantemente os trabalhos dos advogados e advogadas. Mas eles têm que ter a consciência de que é um direito constitucional dos nossos clientes serem defendidos. Nós vamos defender veementemente as prerrogativas dos nossos colegas de profissão”, explicou Fülber.
A presidente da Aronatra e da Comissão da Mulher Advogada da OAB Rondônia, Aline Corrêa, pediu que o movimento #100%Advocacia analise com atenção a presença de mais mulheres nos cargos de liderança da Ordem. “É inegável a presença e a atuação competente das mulheres na nossa categoria. Precisamos sim, estimular e dar os meios para que mais mulheres participem da diretoria seccional e no conselho seccional. É inadmissível que as mulheres não participem das tomadas de decisões e nos rumos da profissão”, destacou Elton.
Já Luís Antônio, advogado em Presidente Médici, quis saber quais os planos do movimento para os colegas do interior do estado. “Uma das questões mais urgentes é a instalação de comissões locais de prerrogativas com contato direto com a comissão estadual. Os serviços da CAARO também têm que ir mais ao interior do estado, além de precisarmos estruturar melhor as subseções com melhor acesso à internet e instalações dignas para uso dos advogados e advogadas”, finalizou Elton Fülber.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!