Seminário debaterá implantação de Polo Agroindustrial Tecnológico

Potencial industrial de Ji-Paraná será discutido em evento

Seminário debaterá implantação de Polo Agroindustrial Tecnológico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com potencial produtivo ao agronegócio, localização geográfica centralizada e avanços na instalação de indústrias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, entre outros, a região de Ji-Paraná tem demonstrado sua capacidade de contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado e se tornar referência com a implantação do primeiro Polo Agroindustrial Tecnológico de Rondônia.

A viabilidade desse projeto será debatida em seminário promovido pelo governo estadual sob a coordenação da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (SUDER) e empresários da região, a partir das 13h30 do próximo dia 22, na Universidade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa).

A ideia é despertar o interesse de representantes das classes empresarial, industrial, do comércio, de serviços e política de Rondônia ao contextualizar o forte potencial produtivo do estado e a necessidade de maiores investimentos para melhoria da inovação tecnológica com ênfase no agronegócio, por ser a base econômica da região.

“Com isso espera-se motivar a indústria e o comércio local na busca de novas tecnologias, com vistas à sua competitividade em nível nacional, melhorando e aumentando sua produção e produtividade. Isto irá refletir no incremento à circulação de valores na economia local e no aumento da receita estadual”, explicou o titular da SEPOG, George Braga.

O Seminário Regional em Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável contará em sua programação com palestrantes de Rondônia e da Universidade de Taubaté (Unitau) do estado de São Paulo, que participaram só do processo de implantação dos polos de Taubaté (SP), Santarém (PA) e Gurupi (TO). Serão debatidos temas, como “A influência da Tecnologia nos Negócios Atuais, Estratégias de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável, Planejamento do Desenvolvimento de Cadeias Produtivas na Região Central de Rondônia, Startups e Inovação: a solução para o desenvolvimento sustentável na região Central de Rondônia; e Estruturas Aglomerativas, Incubadoras e Parques Tecnológicos também na região Central do estado.

Para o secretário executivo regional de Ji-Paraná, Romildo Pereira, com a implantação do polo será possível alcançar o desenvolvimento regional de maneira sustentável, por meio da implantação de incubadoras que irão capacitar as empresas a fazerem uso das mais novas e modernas tecnologias disponíveis no mercado, tornando-as competitivas nacionalmente.

O coordenador das secretarias regionais, Natan de Oliveira, destacou que a pesquisa, a capacitação, as incubadoras, novos processos tecnológicos e de inovação são essenciais para agregar valor aos produtos do estado. “Seja na área de indústrias, comércio, agronegócios ou serviços é o início de um processo onde todos investem e o estado se fortalece com perspectivas de geração de emprego e melhor desempenho em nossas exportações. Temos hoje a necessidade de diversificar os itens que compõem nossa lista de exportações, não pode uma economia moderna ter alta dependência em um ou dois itens”, lembrou Natan.

O seminário será realizado em parceria com as Secretarias Estaduais da Agricultura (SEAGRI), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (FAPERO); e contará com órgãos dos governos federal e municipal, instituições de ensino superior, Sistema S, terceiro setor, associações comerciais do município, entre outros.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS