Trabalhadores em educação de Porto Velho suspendem a greve por 15 dias

Após esse prazo, a categoria volta a se reunir em assembleia para avaliar os resultados, podendo retomar a paralisação, caso seja necessário.

Trabalhadores em educação de Porto Velho suspendem a greve por 15 dias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, dia 21/02, em frente à prefeitura, em Porto Velho, os trabalhadores em educação municipais decidiram suspender por 15 dias a greve iniciada ontem, dia 20/02.

Após esse prazo, a categoria volta a se reunir em assembleia para avaliar os resultados, podendo retomar a paralisação, caso seja necessário.

A mobilização para a greve foi conjunta e liderada pelo Sintero, Sindeprof, Sindifisc, Sinderon, AAFIM, Senge, Sindarq e Soderon. Os servidores municipais lutam pela revogação da lei complementar nº 650/2017, que extinguiu o quinquênio.

Para suspender a paralisação por 15 dias os trabalhadores em educação levaram em conta que a direção do Sintero encontra-se em processo de negociação com a prefeitura, visando reverter a decisão do Executivo municipal aprovada pelos vereadores, que causa imensos prejuízos.

A prefeitura extinguiu o quinquênio alegando que o município economizaria R$ 100 milhões, mas os sindicatos demonstram que esse valor não passa de R$ 5 milhões em cinco anos.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, integrou a comitiva de sindicalistas que se reuniu com o chefe de gabinete do prefeito com a finalidade de discutir o assunto.

Manoel explicou ao chefe de gabinete que os cálculos divulgados pela prefeitura quanto ao impacto do quinquênio são equivocados, e que o custo é infinitamente menor.

Segundo o chefe de gabinete, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) aceita rever a situação depois de analisar os dados, e se for comprovado que os cálculos iniciais estão errados.

O presidente do Sintero considera que 15 dias são suficientes para se fazer um levantamento de quanto a prefeitura realmente vai ter que dispor para pagar os quinquênios, lembrando que esse direito representa a carreira dos servidores municipais.

Ele sugeriu que, após constatado o erro, seja elaborado um novo projeto de lei extinguindo o quinquênio apenas para os servidores que ingressarem no serviço público a partir de agora, através dos próximos concursos públicos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS