AGRICULTURA - Regiões do Médio e Baixo Madeira terão portos flutuantes

O secretário da Semagric adiantou que a prefeitura já tem os projetos e no encontro ficou acertado que o financiamento da obra ficará a cargo do Estado. “Os produtores do Baixo Madeira, por falta de infraestrutura para o escoamento na região, encontram mu

AGRICULTURA - Regiões do Médio e Baixo Madeira terão portos flutuantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Três portos flutuantes serão construídos no Médio e Baixo Madeira por meio de uma parceria entre a prefeitura de Porto Velho e o governo do Estado. O assunto foi discutido na reunião entre o secretário Juca Castanheira, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Francisco Coutinho.

O secretário da Semagric adiantou que a prefeitura já tem os projetos e no encontro ficou acertado que o financiamento da obra ficará a cargo do Estado. “Os produtores do Baixo Madeira, por falta de infraestrutura para o escoamento na região, encontram muita dificuldade para fazer o embarque e desembarque de produtos. Preocupado com essa situação o prefeito Hildon Chaves determinou que déssemos uma atenção especial a esse problema”, explicou o secretário.

 Juca Castanheira lembrou ainda que uma das prioridades da atual gestão é o fomento e o fortalecimento da agricultura familiar para que o município se desenvolva alicerçado em uma matriz econômica e não em ciclos econômico como ocorre atualmente. Além da construção dos portos, também será disponibilizada uma embarcação, provavelmente uma balsa, para fazer o escoamento da produção do Baixo madeira até a cidade.

O presidente da Emater, Francisco Coutinho, disse que a proposta de parceria vai ao encontro da política do Estado de atuar junto com os municípios. Ele também adiantou onde poderão ser construídos os portos flutuantes e como será feito o financiamento. “Um desses portos será construído com recursos de compensação da Santo Antônio Energia e os outros dois pelo governo. Será em São Carlos, outro Nazaré e o terceiro em Calama”, afirmou.

Com a construção dos portos e a disponibilização da embarcação aos produtores rurais ribeirinhos, o secretário Juca Castanheira vislumbra uma nova realidade para a população ribeirinha. “A prefeitura hoje começa a desenvolver uma política clara para o setor produtivo e, dentro dessa perspectiva, o Baixo Madeira não poderia ficar de fora. E com a garantia de escoamento resolve-se um dos principais gargalos existente na região”, frisou.

Além da construção dos portos e da disponibilização da embarcação para o escoamento da produção para os produtores rurais do Médio e Baixo Madeira, o secretário adiantou que os produtores da região terão ainda o apoio da prefeitura no que diz respeito a assistência técnica, utilização de novas tecnologias e distribuição de calcário para a melhoria e o aumento da produção.

“E esse apoio a prefeitura dará a todos os produtores rurais de Porto Velho porque a intenção do prefeito dr Hildon Chaves é fazer com que o setor produtivo na capital cresça e se desenvolva para que o nosso homem do campo possa se fixar em sua terra, em vez de migrar para a cidade. É em cima desse projeto que vamos trabalhar”, enfatizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS