ENCHENTE - 15 famílias foram removidas causa da cheia, rio atingiu 15,34
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde o início desta semana a Defesa Civil já removeu de áreas inundadas para casa de parentes, quinze famílias de três diferentes bairros, próximos ao rio Madeira em Porto Velho.
Com o nível do rio subindo a cada hora, a cheia, que antes era uma ameaça, virou uma realidade. Na manhã desta quinta-feira (10), o manancial alcançou os 15,34 metros, maior cota do ano, praticamente a cota de alerta, que é de 15,50 metros.
Ontem, a Defesa Civil removeu famílias dos bairros São Sebastião, Nacional e Candelária e outras 60 estão na lista de remoção.
Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil, explicou que o número de famílias desalojadas pode dobrar a qualquer momento, porque a maioria das que já estão com quintais inundados, resistem em sair do local, apesar do alerta feito pelas equipes de apoio.
“A maioria resiste em sair de casa. Querem deixar para desocupar o imóvel na última hora, dificultando o serviço de apoio e remoção. Estamos com as equipes percorrendo as áreas inundadas e já mapeamos mais de sessenta famílias atingidas e que devem sair de suas casas por causa do risco que a enchente provoca”, explicou ele.
Santos ainda informou, que a Defesa Civil ainda não disponibilizou nenhum abrigo, porque o município só tem a responsabilidade de oferecer acomodações para os desabrigados a partir do momento em que é decretado o estado de calamidade pública.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!