Aterro sobre bueiro metálico rompe e interdita parcialmente a zona rural
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O aterro sobre um bueiro metálico instalado na Linha 644, em Governador Jorge Teixeira, desmoronou-se totalmente após as fortes chuvas que caíram sobre a região na noite do último sábado (10). Com o rompimento do aterro, uma grande cratera se formou e o tráfego pela região está parcialmente interditado.
O bueiro fica localizado no km 1 da Linha 644 e já havia sido interditado parcialmente há alguns dias por causa do início do rompimento do aterro. A Prefeitura concluiu a recuperação do local na última terça-feira (6), porém, as fortes chuvas deste final de semana levaram todo o aterro e até moveram o tubo metálico de lugar.
Moradores da região denunciam que a instalação do bueiro metálico foi feito às pressas pela secretaria municipal de Obras, e por isso, não suportou a vazão das águas do igarapé durante as chuvas. A população da Linha 644 teme que a situação piore ainda mais no período chuvoso, já que no bueiro não existe estrutura de concreto que garanta a sustentação dos tubos, que foram simplesmente colocados dentro de uma valeta e soterrados.
Segundo apurado pela reportagem do site RO463, ao longo dos últimos noventa dias, a Prefeitura de Governador Jorge Teixeira, através da secretaria de Obras, realizou a substituição de várias pontes de madeira por tubos metálicos em vários pontos da zona rural do município.
Essas obras, de acordo com declarações de moradores das áreas beneficiadas, teriam sido feitas sem nenhuma supervisão técnica. Relatos de moradores dão conta de que a equipe da Semosp simplesmente teria adequado os espaços das pontes ou dos bueiros, colocado os tubos e aterrado o local, sem a construção da estrutura de concreto para sustentação do bueiro na grande maioria dos tubos instalados.
A forma como as obras foram feitas tem deixado moradores de várias Linhas apreensivos com a intensidade das chuvas, que já começaram a cair e gerar transtornos à população que reside na zona rural. A considerar a qualidade do serviço feito pela Prefeitura nestes tubos metálicos e a vazão das águas nos dias de chuvas, infelizmente, pode se concluir que outros bueiros irão se romper porque não foram construídos de forma adequada.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!