Sejucel confirma Duelo da Fronteira

A 19ª edição do Festival Folclórico Duelo na Fronteira será realizada de 9 a 11 de outubro, em Guajará-Mirim, com o apoio do Governo do Estado e de emenda parlamentar.

Sejucel confirma Duelo da Fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

A 19ª edição do Festival Folclórico Duelo na Fronteira será realizada de 9 a 11 de outubro, em Guajará-Mirim, com o apoio do Governo do Estado e de emenda parlamentar. Espera-se um público de mais de 20 mil pessoas por noite.

O deputado estadual Dr. Neidson repassou R$ 200 mil para a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) comprar os materiais para confecção de adereços dos Bois-Bumbás Flor do Campo e Malhadinho. Além de intermediar a compra de materiais, a Superintendência também está reformando o bumbódromo de Guajará-Mirim, com previsão de concluir neste mês.

Segundo a presidente do Boi-Bumbá Malhadinho, Maria Edileuza Mendes, em 2013 não houve a festa devido à falta de união entre as agremiações, e desde o ano passado os dois bois vêm trabalhando para que o festival ocorra este ano. “Estamos muito felizes. E com muita tensão, mas é uma tensão boa. É a expectativa que deixa a gente respirando”, afirmou.

A representante do Boi-Bumbá Flor do Campo, Rosa Solane Fernandes Lima, conta que está envolvida com a festa há 17 anos. “A gente enfrenta todos os problemas com garra”.

Sobre a rivalidade entre os dois bois, ela disse que as duas diretorias trabalham juntas para a realização, mas entre os brincantes a rivalidade é grande. “Acontece até de filmarem o outro boi”.

O superintendente estadual, Rodnei Paes, ressaltou que o órgão entende a importância deste tipo de evento cultural. “Nos sentimos muito gratificados em apoiar o Duelo na Fronteira, que é uma festa tradicional do nosso estado”, ponderou

DUELO

A brincadeira de boi-bumbá está presente na cultura rondoniense desde o início da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas o primeiro festival só ocorreu em 1995, sem disputa entre os dois bois-bumbás. A competição iniciou-se em 1997, tendo como campeão o Malhadinho. A competição entre Azul (Malhadinho) e Vermelho (Flor do Campo) é tão acirrada que em 2004 houve um empate entre os dois bois-bumbás.

O Duelo na Fronteira é uma forma de geração de renda para a população local, movimentando o comércio de venda de adereços, alimentos e hoteleiro. Estima-se que de 15 a 20% da população local se envolva diretamente ou indiretamente nas atividades de preparação dos adereços, fantasias e ensaios. O evento também permite o acesso ao folclore amazônico, promove a integração sociocultural e incentiva o turismo.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS