Sema poderá anunciar estado de emergência ambiental em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderá anunciar em breve estado de emergência ambiental em Porto Velho, pois o Ministério do Meio Ambiente já decretou através da Portaria 35/2015. O Estado também seguirá o mesmo caminho. Na tarde de segunda-feira (13/07) ocorreu uma reunião com toda a equipe técnica coordenada pelo secretário, Edjales Benício para debater o tema.
O titular da Sema teme o crescente número de foco de queimadas, inclusive demonstrando preocupação com a possibilidade de ultrapassar o índice alarmente de 2010. Ele também acrescentou que a população vem sendo acometida de problemas respiratórios, em função da destruição da floresta, inclusive com um lastro dessas ocorrências ao longo da BR-364 em especial no sentido Guajará-Mirim.
Também informou que os indicadores de queimadas via 0800 indicam que os números já ultrapassaram os do ano passado e solicitou mais empenho, a fim de combater esse dado alarmante de forma organizada. Por outro lado, sugeriu que fosse formada uma comissão para discutirem junto ao Gabinete do Prefeito Mauro Nazif e PGM (Procuradoria Geral do Município) a elaboração de uma portaria e/ou decreto com urgência.
Durantes as discussões também foram feitos encaminhamentos no sentido da necessidade de contratação de cerca de 30 brigadistas, a fim de atuarem junto ao Corpo de Bombeiros Militar no combate às queimadas, além da elaboração de relatórios para monitorar as decisões a serem tomadas.
Decreto
A Ministra Izabela Teixeira do MMA considerando os compromissos internacionais do Brasil, no sentido de evitar emissões de gás carbônico para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais dentre outras considerações resolveu decretar o estado de emergência ambiental nos meses de abril a novembro em Rondônia, Acre, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrio Federal e em outras regiões do país.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!