Sema poderá anunciar estado de emergência ambiental em Porto Velho

Sema poderá anunciar estado de emergência ambiental em Porto Velho

Sema poderá anunciar estado de emergência ambiental em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente poderá anunciar em breve estado de emergência ambiental em Porto Velho, pois o Ministério do Meio Ambiente já decretou através da Portaria 35/2015. O Estado também seguirá o mesmo caminho. Na tarde de segunda-feira (13/07) ocorreu uma reunião com toda a equipe técnica coordenada pelo secretário, Edjales Benício para debater o tema.   

O titular da Sema teme o crescente número de foco de queimadas, inclusive demonstrando preocupação com a possibilidade de ultrapassar o índice alarmente de 2010. Ele também acrescentou que a população vem sendo acometida de problemas respiratórios, em função da destruição da floresta, inclusive com um lastro dessas ocorrências ao longo da  BR-364 em especial no sentido Guajará-Mirim.               

Também informou que os indicadores de queimadas via 0800 indicam que os números já ultrapassaram os do ano passado e solicitou mais empenho, a fim de combater esse dado alarmante de forma organizada. Por outro lado, sugeriu que fosse formada uma comissão para discutirem junto ao Gabinete do Prefeito Mauro Nazif e PGM (Procuradoria Geral do Município) a elaboração de uma portaria e/ou decreto com urgência. 

Durantes as discussões também foram feitos encaminhamentos no sentido da necessidade de contratação de cerca de 30 brigadistas, a fim de atuarem junto ao Corpo de Bombeiros Militar no combate às queimadas, além da elaboração de relatórios para monitorar as decisões a serem tomadas.

Decreto

A Ministra Izabela Teixeira do MMA considerando os compromissos internacionais do Brasil, no sentido de evitar emissões de gás carbônico para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais dentre outras considerações resolveu decretar o estado de emergência ambiental nos meses de abril a novembro em Rondônia, Acre, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrio Federal e em outras regiões do país.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS