MPE emite parecer favorável à continuidade do chamamento do transporte coletivo em Porto Velho

MPE emite parecer favorável à continuidade do chamamento do transporte coletivo em Porto Velho

MPE emite parecer favorável à continuidade do chamamento do transporte coletivo em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia (MP/RO) emitiu parecer favorável à decisão da justiça estadual que autoriza a Prefeitura de Porto Velho a prosseguir com o edital de chamamento público com objetivo de contratar nova empresa para fazer o transporte coletivo na cidade. Antes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia emitido parecer contrário, mas o Município recorreu e a justiça tornou sem efeito a decisão do TCE.

Conforme o procurador do Município, Mirton Moraes, o TCE, por intermédio da Tutela Inibitória nº 006/2015/GCWCSC suspendeu o Chamamento Público Especial/CML/SEMAD/PVH, em caráter emergencial para exploração do sistema de transporte coletivo.

Por conta disso, o Município de Porto Velho impetrou Mandado de Segurança e pleiteou liminarmente a suspensão da decisão proferida pelo TCE, o que foi concedido pela Justiça Estadual, motivo pelo qual a prefeitura prosseguiu com o chamamento público. “O argumento do Tribunal de Contas de que não existe a emergencialidade da contratação foi rebatida pelo MPE, quando este último afirmou que a simples ausência de prestação do serviço apenas por um dia já acarretaria prejuízos incalculáveis aos munícipes portovelhenses que dependem desse tipo de transporte todos os dias”, explicou Moraes.

Ainda segundo o procurador do Município, “a argumentação de que não poderia se utilizar o chamamento público para esse tipo de contratação, o Ministério Publico, ao contrário, defendeu ser plausível a medida adotada pela administração municipal, pois garante maior publicidade do certame e tratamento igual aos interessados em contratar com o Município”.

Por fim, de acordo com Mirton Moraes, o MPE afirmou que a decisão inibitória do tribunal de contas para suspender o chamamento público “afrontou aos princípios administrativos da proporcionalidade e razoabilidade, por essa razão se posicionou favorável a concessão da segurança”.

O parecer do Ministério Público foi emitido após o órgão ser Instado a se manifestar nos autos.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS