Prefeito sanciona lei que multa quem não calçar, murar e limpar terrenos

Prefeito sanciona lei que multa quem não calçar, murar e limpar terrenos

Prefeito sanciona lei que multa quem não calçar, murar e limpar terrenos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último dia 23 de abril, o prefeito de Monte Negro, Júnior Miotto (PP), deu mais um “presente” para a população da cidade. Ele sancionou a lei 622/2015 que multa quem não calçar, murar e limpar terrenos.

Segundo o capítulo um, o proprietário de imóvel urbano fica obrigado a murar ou cercar a frente, as laterais e o fundo do imóvel urbano, fronteiriço com ruas e avenidas pavimentadas; Construir e manter em bom estado de conservação calçadas em toda a extensão do imóvel localizado na divisa de ruas e avenidas pavimentadas, além de manter a área interna do imóvel não edificado, independentemente de estar a via pública pavimentada, sempre limpo com roço mínimo de até vinte centímetros de altura, podendo o imóvel ser arborizado inclusive com espécies frutíferas.

Quem não cumprir as regras iniciais estará sujeito a notificação e multa em casos como a falta de limpeza (duas Unidades Fiscal Municipal), fechamento inexistente (cinco Unidades Fiscal Municipal), passeio inexistente ou em mau estado de conservação (cinco Unidades Fiscal Municipal) e mobiliário urbano no passeio, bloqueando, obstruindo ou dificultando o acesso de veículos, o acesso e a circulação dos pedestres ou a visibilidade dos motoristas e pedestres (duas Unidades Fiscal Municipal). O valor da UFM é de aproximadamente 42 reais, ou seja, os valores das penalidades ficarão entre 84 a 210 reais.

Além disso, a Prefeitura de Monte Negro poderá, a seu critério, executar as obras e serviços não realizados nos prazos estipulados, cobrando dos proprietários o custo apropriado, acrescido de 50%, sem prejuízo da aplicação da multa cabível, juros, eventuais acréscimos legais e demais despesas. Por exemplo, se o serviço de limpeza, construção do muro e calçamento do terreno custar 2 mil reais, haverá ainda o acréscimo de mil reais, totalizando 3 mil reais, além das multas já citadas.

De acordo com a lei municipal, os proprietários dos imóveis terão o prazo máximo de 270 dias (nove meses) a partir dos 90 dias da data de publicação para o cumprimento das obrigações estabelecidas. O período se encerra no dia 23 de janeiro de 2016.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS