Os professores de Educação Física Uelton Salomão e Jânio Vicente trouxeram para as aulas de Educação Física o Slackline, um esporte pouco conhecido nas escolas jaruenses. É realizada aula teórica em sala e depois os alunos são convidados a sentir a emoção
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os professores de Educação Física Uelton Salomão e Jânio Vicente trouxeram para as aulas de Educação Física o Slackline, um esporte pouco conhecido nas escolas jaruenses. É
realizada aula teórica em sala e depois os alunos são convidados a sentir a emoção do novo (caminhar sobre uma fita elástica).
Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações de Slackline incluem “Waterline” (Slackline sobre água) e “Highline” (Slackline em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes). Também existem “Trickline” (Slackline somente para fazer manobras) e “Longline” (Slackline de distancia longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.
O esporte iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.
No Brasil, o Slackline foi bastante desconhecido por muitos anos até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline, conhecido entre os praticantes como CT GO!. É o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina, inaugurado em 12 de dezembro de 2012.
O Slackline praticado em espaço indoor e com estrutura possibilita uma evolução segura dos atletas.O Centro de Treiamento oferece treino sobre colchões para a modalidade trickline.
Com apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 5 cm de largura facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional.
Hoje as 19:30 horas haverá apresentações de manobras radicais com praticantes de Slackline de ouro preto, na escola capitão entrada franca.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!