SINDSBOR e moradores de assentamento se reúnem no Palácio do Governo

Reunião que aconteceu nesta quarta-feira às 10h no gabinete do Governador Confúcio Moura, presidia Vossa senhoria Waldemar Albuquerque, - secretário executivo do gabinete -, onde teve uma breve apresentação de todos presentes.

SINDSBOR e moradores de assentamento se reúnem no Palácio do Governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Reunião que aconteceu nesta quarta-feira (9) às 10h no gabinete do Governador Confúcio Moura (PMDB), presidia pelo secretário executivo Waldemar Albuquerque, onde teve uma breve apresentação de todos presentes.

 

Recebemos no Gabinete do Governador o Sr. George Telles “Carioca” do SINDSBOR, juntamente como Sr. Edson – Secretário da Associação Porto Cristo e uma Comissão de 11 (onze) pessoas de reassentamento Santa Rita.

Ouvindo todos os envolvidos viajamos na história de vida de cada um deles, pois, pegando uma como modelo a do Sr. Emanuel Pereira da Silva, ouvimos o relato sobre os seus filhos que foram alimentados, cresceram e se casaram do JonaD’arc.

Afirmaram sobre a capacidade produtiva daquela região e reivindicam serem atendidos com terra semelhante.

Informaram que lutam na justiça contra a Santo Antônio Energia por uma terra produtiva, observando que, o reassentamento Santa Rita não tem a mesma capacidade produtiva com a capacidade apontada como no caso citado pelo Sr. Emanuel.

Afetados pela hidrelétrica e esperançosos, foram remanejados, acumularam dividas, pois, antes da área rural na que mora eram atendidos como Programa do Governo Federal Luz para Todos e atualmente conforme relato do Sr. José Rosiclei dos Santos, apoiado por toda a comissão, apontam que o custo mensal de energia é na média R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), apenas esse fator (Luz para Todos x Energia Normal, causou um infortúnio de endividamentos que os lançou para um déficit na casa de aproximadamente 1.500,00 (mil e quinhentos reais) à 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Esse fator os torna inadimplente, essas pessoas que antes tinham suas vidas pautadas na produção foram atingidas de fato, inseridas hoje no SPC e SERASA, são impedidas de utilizarem os Créditos ofertados pelo Governo diga-se Banco do Povo e pronaf.

Como produzir se a terra segundo eles e improdutiva? Como resgatar a dignidade se foram expostos a endividamento não previstos anteriormente? A aguá que os moradores utilizam está contaminada,conforme exames ériciais que foram feitos nos orgãos competentes.O local abriga cerca de 180 famílias.

Atualmente o caso tramita na Justiça Comum e esta reunião nos abre os olhos para que estejamos atentos ao caminho a ser seguido em prol dos direitos das pessoas atingidas.

Após a Sr. Waldemar Albuquerque, apontam as realidades segundo informações dos moradores. "Carioca" afirma que levará o caso para Brasília, Ministério da Justiça, Senado Federal e INCRA nacional.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS