Mais de 79% dos casos foram solucionados pela Justiça Rápida

O saldo da prestação de serviço da parceria com o Shopping Cidadão também foi positivo...

Mais de 79% dos casos foram solucionados pela Justiça Rápida

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais no município de Itapuã, realizada no início deste mês, apresentou resultado estatístico positivo. Às 117 audiências

agendadas foram adicionadas mais nove, extrapauta; somando um total de 126. Deste total, 100 resultaram em acordos homologados, que correspondem ao índice de 79,36%. Dentre as conciliações solucionadas, 34,13% foram na área de família.

O saldo da prestação de serviço da parceria com o Shopping Cidadão também foi positivo. Foram expedidas 79 carteiras de identidade, 27 carteiras de trabalho e nove passes livres intermunicipais a idosos, com idade igual ou superior a 65 anos, e pessoas com necessidades especiais.

Casos

Durante a Operação da Justiça Itinerante são comuns os casos nas áreas cíveis e de família, mas sempre dentro dessas têm àqueles que chamam mais atenção. Em Triunfo contou com três casos: um de guarda representativa, um de óbito e um de pensão alimentícia.

O caso de direito de representação, prevista no Estatuto da Criança e do adolescente, diz respeito a uma menina de 11 anos de idade. A avó solicitou sua guarda representativa e foi concedida com a autorização do pai da criança. A mãe dessa criança, filha da avó, tem necessidades especiais, por isso e por amor à neta, a avó cuida desde o nascimento.

Foi constatado que o pai nunca pagou pensão alimentícia à filha e durante a audiência o juiz argumentou sobre o direito à pensão. A avó rejeitou. Disse que “não precisa. Sempre cuidei dela, quero apenas a aguarda de minha neta”. Trata-se de uma senhora que atua na área de enfermagem, aposentada pelo município e ainda está na ativa no quadro de pessoal do Estado de Rondônia.

Ainda durante a audiência, o juiz perguntou por duas vezes ao cidadão, presente à audiência se ele era o pai da menina. Em resposta, disse: “eu registrei ela”, mas não afirmou que seria o pai.

Outro caso, também na área de família, foi com relação à pensão alimentícia. Neste caso, foi acordada uma pensão no valor monetário de R$200,00. O fato chamou a atenção do juiz, promotor de justiça, defensoria pública, conciliadores, porque se tratava de um casal de adolescentes: uma jovem de quatorze anos de idade e um jovem de 15 anos. A jovem mãe, que pedia a pensão, além da criança de colo, estava grávida novamente. Já o jovem, está convivendo com outra mulher. Ambos, menores incapazes, foram representados pelos seus avós.

Segundo o conciliador Luis Felipe Steckert Victório, o menor incapaz não responde pelos seus atos, por isso a responsabilização passa para seus ascendentes, no caso, foi para os avós.

O terceiro caso foi com relação a uma Certidão de Óbito concedida. Neste caso, quem estava requerendo era o irmão do falecido. De acordo com o seu depoimento, seu irmão solicitou o registro de nascimento do cartório em Dourados, do Estado de Mato Grosso do Sul, de onde era natural. Porém, antes de o registro chegar, ele faleceu, no mês de novembro de 2014, e foi sepultado como indigente. Todavia, o caso da indigência foi solucionado pela Justiça, com a concessão da “Certidão do Atestado de Óbito”.

Segundo a filha do irmão do falecido, Priscila Farias dos Santos, seu tio caiu e bateu a cabeça, causando a morte. “Ele era epilético e bebia muito”. Ainda de acordo com a sobrinha, os serviços da Justiça em Itapuã são importantes porque atendem as pessoas gratuitamente. Ela disse: “Graças a Deus resolvemos o problema, agora meu tio está sepultado dignamente”.

Para o Juiz Lucas Niero Flores, nesse caso além da distância e dos gastos financeiros que a família iria ter, seria um caso moroso para sua solução, caso não houvesse essa ação do Poder Judiciário.

Reconhecimento

Segundo o juiz substituto Lucas Niero Flores, que coordena a Operação Justiça Rápida Itinerante em Itapuã e Triunfo, os trabalhos jurisdicionais não seriam possíveis sem o empenho dos serventuários da Justiça, que realizam trabalhos além de suas funções. “Realmente eles abraçam a causa da Justiça Rápida”. Além dos serventuários, “temos como chave primordial para esse atendimento o Ministério Público de Rondônia, por meio de sua promotoria, assim como a Defensoria Pública estadual e a Polícia Militar, na segurança”.

Na formação da equipe, “tem também o Poder Executivo que atua na confecção de documentos das pessoas, contribuindo com direito à cidadania”.

Para o juiz, a Justiça Rápida Itinerante é um meio jurisdicional excelente, porque traz o Poder Judiciário rondoniense onde o povo carente de Justiça reside. Segundo ele, é nesse encontro entre pessoas e judiciário “que o mais simples deve ser visto como o mais importante”.

 

Participantes da Operação

Participam da Justiça Rápida o juiz substituto Lucas Niero Flores, realizando audiências e coordenando os serviços jurisdicionais; Kasuelinda Nakashima Vieira, como escrivã; Emmanuel Babosa de Oliveira, atuando na área de informática e realizando conciliação; Roberval Lima da Silva, atuando como oficial de justiça. Como conciliadores: Luis Felipe Steckert Victório, Leonardo Chagas Souza e Kellen Dobler.

Na condução das pessoas, assim como materiais e recursos auxiliares para o bom desempenho das funções jurisdicionais, foram os motoristas Érico Vieira da Costa e José Marcelo Nogueira da Silva.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS