Desde o ano de 2013, o Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, vem buscando por meio da PEC-320/2008 um caminho via Congresso Nacional para a tão sonhada regulamentação da aposentadoria de extrativista vegetal.
A PEC apresentada no ano de 2008 de autoria da então ex-senadora Marina Silva/PT, hoje candidata a Presidenta da República pelo PSB, propõe a alteração do II, § 7º da CF e a regulamentação da aposentadoria, pois os trabalhadores que exercem o regime de economia familiar em atividades extrativistas como: castanheiros, seringueiros, catadores de fibras, quebradores de babaçu, carnaúbeiros e outros, ainda se aposentam como se fossem trabalhadores rurais.
Os trabalhadores extrativistas desde o surgimento da Constituição Federal nunca tiveram suas profissões regulamentadas. De acordo com as reivindicações de seringueiros da região de Machadinho do Oeste município de Rondônia e das áreas ribeirinhas do rio madeira, a PEC/320 não trará uma mudança significativa se o governo não elaborar uma proposta diferenciada para o seguimento. Os extrativistas vêm defendendo uma proposta salarial de 02 salários para a aposentadoria, eles afirmam que sem isso suas próprias realidades de vida serão as mesmas, já que não possuem rendas fixas, pelo trabalho que exercem de vigiar a floresta e exercer o extrativismo em condições sacrifíciosas.